São Bento - Alunos do 6º e 7º ano da EBM Prefeito Henrique Schwarz realizaram, nos dias 15 e 22 de maio, uma viagem de estudos às APAs de Rio Vermelho e Rio Natal. As visitas fazem parte do Projeto Econsciência e, orientados pela professora Fátima Izabel Bautazar Roesler,
os estudantes puderam pesquisar sobre a mata atlântica, observar a produção de mudas de espécies nativas da região e o transplante das mudas em áreas de APPs nas margens dos rios Vermelho e Natal.
Segundo a professora, o trabalho tem como propósito o compromisso com a preservação dos recursos naturais, como também a preservação e recuperação da mata ciliar por ser uma região de captação de água para abastecimento da cidade.
Para os alunos Esdras dos Passos Malinoski, Letícia Schreiner, Thamiris Aniaia e Carolina Cristofolini, o aprendizado foi muito importante. “Aprendemos muitas coisas novas, onde vimos de perto o que a professora havia falado em sala de aula e poderemos repassar a outras pessoas todo este conhecimento que adquirimos com esta aula, observando, in loco, a mata nativa”, comentaram.
Conforme a diretora da escola, Mara Adriana Slomecki, a viagem educativa é a concretização das pesquisas realizadas em sala de aula, além da oportunidade de cada aluno contribuir com o meio ambiente, plantando mudas de espécies nativas da região, como a araucária.
A viagem educativa foi realizada com recursos do Programa SC Rural, que tem como um dos objetivos o fortalecimento das gestões dos recursos hídricos de bacias hidrográficas e o apoio a educação ambiental rural nas escolas.
Para orientar as atividades, além da professora Fátima, participaram a técnica da Epagri, Luciana Luiza Schmitt, Silvério, do Parque das Aves, e o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
Numa iniciativa da Prefeitura de São Bento do Sul, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina –Epagri, o Projeto Econsciência tem como objetivo promover ações de sensibilização e de comprometimento da população escolar da rede municipal de ensino para a construção de atitudes, valores e conhecimentos que levem à solidariedade, à justiça social, à cidadania, assim como à preservação, recuperação e manejo ambiental e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida.
A EBM Prefeito Henrique Schwarz implementa o Projeto Econsciência por meio do Subprojeto Semear, desenvolvido pela escola desde 2009.