Os servidores da comarca de São Bento do Sul, dentro da programação da III Semana do Meio Ambiente do Poder Judiciário, assistiram nesta semana a palestras proferidas por profissionais do Consórcio Quiriri – programa intermunicipal de tratamento de resíduos sólidos da região do Alto Rio Negro catarinense -, integrado pelos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre.
A criação do Consórcio Quiriri, em 1997, representou um esforço integrado, com vistas numa fiscalização adequada dos recursos naturais da região e no equacionamento dos problemas relacionados à geração, tratamento e destinação final de resíduos sólidos. Até então não existiam ações preventivas em relação aos resíduos produzidos nos três municípios. Todos os detritos eram destinados aos lixões a céu aberto, sem qualquer tipo de tratamento ou controle sobre o meio ambiente.
Essas e muitas outras informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Consórcio Quiriri na região foram repassadas aos servidores pela bióloga Leoni Fuerst e pelo médico veterinário Mauro Fernandes Bácsfalusi, respectivamente coordenadora executiva e administrador da entidade. “As palestras foram de alto nível”, classificou Clarice Liana Probst, chefe da secretaria do Foro de São Bento do Sul.