São Bento - Apesar de o número de participantes ser maior, o cálculo que vale para definir a cidade vencedora do Dia do Desafio é o percentual da população que praticou alguma atividade física. E, por uma pequena diferença, São Bento do Sul perdeu para a cidade cubana de San Antonio de Los Banõs.
Enquanto lá, dos 45 mil habitantes, 20 mil participaram, ou seja, 44,63%, aqui o índice foi de 43,87%, com 32.815 praticantes. “Sabíamos que a disputa seria acirrada, pois Cuba é um país tradicional no esporte e que mobiliza muita gente”, comentou o diretor técnico da Fundação Municipal de Desportos – FMD, Amarildo Edmundo Pickocz.
Mesmo com a derrota, Amarildo destacou a participação dos são-bentenses. “Comércio, escolas públicas e privadas, grupos de terceira idade e a comunidade em geral se empenharam nas atividades. Tivemos a participação de 5 mil pessoas a mais que na edição do ano passado. Agradeço e parabenizo a todos por participar dessa disputa saudável”, enalteceu, finalizando: “Para o próximo ano vamos estudar uma forma para envolver mais pessoas nesta atividade”.
Terceiro ano
Foi o terceiro ano consecutivo que São Bento do Sul participou do Dia do Desafio. No ano de 2010, venceu a cidade mexicana de Palenque, onde 22.288 são-bentenses participaram das atividades. Já em 2011, o município obteve a vitória contra a cidade cubana de Moron, com a participação de 27.782 pessoas.
História
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano