etaria Municipal da Saúde vai mudar o atendimento do Cartão SUS. Com o término do atendimento do Cartão SUS no Centreventos Cau Hansen nesta quinta-feira (31/5), a população deve continuar a procurar a sede da Secretaria da Saúde (na rua Araranguá). Além da sede da Secretaria, será realizado a partir da próxima terça (5/6) o Cartão SUS na unidade de saúde da área de abrangência onde reside. A medida vai facilitar o atendimento para quem tem necessidade imediata de obter o número do Cartão Nacional de Saúde(CNS).
Para quem vir à sede da Secretaria, serão distribuídas 40 senhas às 7h e outras 40 senhas às 13h. Cada senha vai dar direito a confecção de dois cartões SUS, o que significa que serão gerados 80 cartões pela manhã e mais 80 à tarde, de segunda à sexta-feira. A Secretaria teve de limitar o número de senhas pois, muitas vezes, um único usuário solicita a confecção de vários cartões SUS, o que demora o atendimento para os próximos que estão na espera. Para garantir mais conforto aos usuários, os cartões vão ser emitidos no auditório da sede da Secretaria da Saúde que abriga um espaço mais amplo e confortável.
Já as unidades de saúdes vão distribuir diariamente 10 senhas. Cada senha também vai dar direito a confecção de dois cartões SUS, o que vai corresponder a emissão de 20 cartões diários por posto de saúde. A coordenadora do setor de Cadastramento, Marcia da Rosa, explica que os usuários vão deixar os documentos (comprovante de endereço e Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento) na unidade de saúde e retornar no dia seguinte para buscar o cartão ou poderão imprimi-lo pelo site. “O agente de saúde da recepção vai confeccionar o cartão após o horário de trabalho e será pago a esse funcionário hora-plantão, já que, durante o expediente a unidade precisa dar andamento aos procedimentos rotineiros”, enfatiza.
Márcia frisa que, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo da emissão do cartão SUS para junho de 2013 e não mais até o final deste ano. “As pessoas que não precisam fazer cirurgias ou exames de alta complexidade não tem a necessidade de fazer o cartão SUS neste momento. Elas podem se cadastrar pelo site e aguardar o número do cartão pela Internet ”, avisa. Desde março, quando o Ministério da Saúde anunciou a obrigatoriedade do cartão SUS para cada cidadão brasileiro, a base de dados nacional tem se mantido lenta e, muitas vezes, sofre queda no sistema, devido à grande quantidade de cadastros sendo realizadas no país.
“Cada cartão demora cerca de 10 minutos para ser gerado. As pessoas que precisam do cartão agora, precisam ter paciência, pois estamos realizando uma grande quantidade de cadastros”, alerta. Márcia destaca que nenhum estabelecimento de saúde pode negar atendimento de quem ainda não possui o cartão SUS. “Os estabelecimentos cadastrado no Ministério da Saúde também podem emitir o documento, sejam clínicas, laboratórios, consultórios particulares e hospitais”.
Conforme a coordenadora, a maioria das pessoas que procuraram o Cartão SUS em abril e maio eram usuários de planos de saúde privados que precisaram renovar a carteirinha do plano de saúde. “Ninguém pode ser obrigado a adquirir o cartão SUS para renovar a carteirinha neste momento, pois o Ministério da Saúde prorrogou o prazo. Caso seja uma exigência, esses usuários devem solicitar ao seu próprio plano de saúde, pois eles tem acesso à base federal para gerar o número do Cartão SUS”.
Quanto à distribuição das senhas para idosos, gestantes, deficientes físicos e pessoas com criança de colo, a coordenadora revela que quem tiver senha preferencial só poderá obter a senha para confecção do seu próprio cartão e, no máximo, de mais uma pessoa. “Constatamos que algumas pessoas com direito à senha preferencial, estavam fazendo não só o seu cartão, mas de vizinhos e de parentes que não possuem nenhuma preferencia