Reunião entre FIESC e Fórum Parlamentar passará a ser realizada periodicamente
Florianópolis - A necessidade de investir em infraestrutura, garantir o abastecimento de gás natural e a busca de alternativas para o setor do carvão mineral foram alguns dos assuntos debatidos na reunião realizada nesta quarta-feira (30) pela Federação das Indústrias (FIESC) com o Fórum Parlamentar Catarinense e autoridades do Executivo, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Participaram do encontro os três senadores do Estado, a grande maioria dos deputados federais catarinenses (veja abaixo a lista dos presentes) e de representantes do Executivo, como o secretário do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann e o secretário nacional de Saneamento Leodegar Tiscoski.
Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a expressiva presença dos representantes catarinenses no encontro é um marco, que fica evidente na decisão de tornar periódicos os encontros entre os parlamentares e o setor produtivo. "Esse compromisso mostra que tanto os deputados e senadores, quanto a FIESC, estão extremamente animados para trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil", disse Côrte.
"Este momento estabelece uma nova agenda para Santa Catarina porque vai permitir a adoção de um conceito proativo na relação, buscando retorno. A presença da indústria tonifica a ação dos deputados e senadores", afirmou o coordenador do Fórum Parlamentar, deputado Décio Lima.
O senador Luiz Henrique da Silveira propôs que no próximo ano as reuniões entre industriais e parlamentares sejam realizadas a cada dois meses e que, apesar do calendário eleitoral, novos encontros sejam agendados ainda em 2012.
O presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da CNI, Paulo Afonso Ferreira, destacou que os empresários mudaram de postura. "Hoje não ficamos reclamando. Colocamos à disposição dos parlamentares um corpo técnico de altíssima qualificação para ajudar a fundamentar os projetos e mostrar o impacto das propostas", disse, reforçando a disposição das entidades empresariais de colaborar com o trabalho dos parlamentares e enaltecendo a unidade da bancada catarinense.
Os presentes:
CASILDO MALDANER - SENADOR
LUIZ HENRIQUE- SENADOR
PAULO BAUER - SENADOR
CARMEM ZANOTTO - DEPUTADA FEDERAL
CELSO MALDANER - DEPUTADO FEDERAL
ESPERIDIÃO AMIN - DEPUTADO FEDERAL
JORGINHO MELLO - DEPUTADO FEDERAL
LUCI CHOINACKI - DEPUTADA FEDERAL
MAURO MARIANI- DEPUTADO FEDERAL
ONOFRE SANTO AGOSTINI- DEPUTADO FEDERAL
PEDRO UCZAI- DEPUTADO FEDERAL
ROGÉRIO PENINHA MENDONÇA- DEPUTADO FEDERAL
RONALDO BENEDET- DEPUTADO FEDERAL
ODACIR ZONTA - EX-DEPUTADO
PAULO AFONSO VIEIRA- EX-GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ALVARO PRATA - SECRETÁRIO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DO MINISTÉRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
JOÃO MATOS - SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃO NACIONAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA
LEODEGAR DA CUNHA TISCOSKI - SECRETÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL
MÁRCIO PEREIRA ZIMMERMANN - SECRTÉRIO- EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA
GLAUCO JOSÉ CÔRTE - PRESIDENTE DA FIESC
MÁRIO AGUIAR - 1º VICE-PRESIDENTE DA FIESC
ARNALDO HUEBL - VICE-PRESIDENTE DA FIESC
JORGE STHREL - VICE-PRESIDENTE DA FIESC
PAULO AFONSO - PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS DA CNI
MONICA MESSEMBERG - DIRETORA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA CNI
VLADSON MENEZES - GERENTE-EXECUTIVO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS DA CNI
HENRY QUARESMA - DIRETOR DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS E INSTITUCIONAIS DA FIESC