São Bento - Em um trecho de 480 metros de extensão da rua Carlos Rückl, no bairro Serra Alta, há intensa movimentação de máquinas e caminhões. A via passa por processo de pavimentação e no trecho em questão foi encontrado após análise, o chamado solo mole. Para evitar que após pavimentada o asfalto logo sofresse avarias, todo este material vem sendo retirado e substituído por um melhor.
Nesta semana o prefeito Magno Bollmann esteve no local acompanhando os trabalhos. Ao todo, 5.000 metros cúbicos – o equivalente a carga de 500 caçambas, vem sendo retirado e substituído por um material arenoso, que dará mais firmeza ao solo. “Após análise de solo verificou-se este problema e optou-se pela substituição, para dar mais durabilidade ao asfalto, já que nesta rua deverá aumento do tráfego pesado”, explicou Magno a alguns moradores que o questionaram sobre os trabalhos.
Além da camada arenosa, a sub-base, formada por material rochoso, será de 60 centímetros de espessura, o dobro dos 30 centímetros inicialmente previstos. “A previsão da empreiteira é pavimentar esta via em junho”, disse Magno. A previsão de conclusão do trabalho de remoção de solo é sexta, dia 1, dependendo das condições climáticas. Em caso de chuvas intensas – como as previstas para os próximos dias – o cronograma pode atrasar.
Outras ruas
Conforme explica o secretário de Obras Luiz Cláudio Schuves, a previsão é de que a rua Jorge Bayerl, que liga as avenidas Antonio Kaesemodel e São Bento, seja pavimentada nesta quinta-feira, dia 31. “Existe previsão de chuva, mas se pela manhã não chover, ou mesmo a chuva sendo fraca, a pavimentação acontece de qualquer forma. Caso contrário acontecerá nos próximos dias, assim que o tempo melhorar”, informa Schuves. Na sequência a empreiteira trabalhará na fase final de base da rua Miguel Gschwendtner.