São Bento - Nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), estudantes do 9º ano do ensino fundamental, participantes do Projeto Educação Complementar, se reúnem no auditório da secretaria de Educação para trabalhar mais um tema do projeto, o Empreendedorismo.
Durante as atividades os alunos acompanham uma palestra sobre o tema “Crise e Economia – Economia e Sociedade”, proferida pela economista Rosa Rodrigues Del Omo. Entre os assuntos discutidos estão o sistema de troca, capitalismo e divisão de trabalho. “A economia consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços” citou Rosa.
A secretária de Educação, Noeli Regina Novak dos Santos, parabenizou os alunos pelo empenho durante as atividades, destacando a importância dos temas escolhidos. “Todo conhecimento adquirido com os temas que são trabalhados neste projeto serão levados, com certeza, para o futuro de vocês, pois vejo o comprometimento de cada um durante as atividades”, destacou.
Na quinta-feira pela manhã participaram os alunos das EBMs Professora Adélia Lutz, Dr. Hercílio Malinowsky, Aracy Hansen e Rodolfo Berti. À tarde, as EBMs Professora Adélia Lutz, Maria Waltrudes V. Kruger, Dr. Hercílio Malinosky e Rodolfo Berti.
Já nesta sexta-feira, no período matutino, participam as EBMs Prefeito Antonio Treml, Baselisse C. R. Virmond, Alexandre Pfeiffer e Denise C. Harms, e, à tarde, as EBMs Prefeito Antonio Treml, Baselisse C. R. Virmond e Denise C. Harms.
Projeto
O Projeto de Educação Complementar atende a lei nº 2382 de 19/08/2009 e tem como objetivo auxiliar o aluno na busca por informações sobre o mercado de trabalho, provocando reflexões sobre as demandas existentes para atuação profissional. O projeto é desenvolvido em parceira entre a secretaria de Educação, Associação de Transporte do Norte Catarinense – Astran, e Universidade do Contestado – Campus Mafra, que disponibiliza uma estagiária do curso de Psicologia para trabalhar com os alunos.
Nas aulas, realizadas em contraturno escolar, são trabalhados os temas Ética e Cidadania, Empreendedorismo, Planejamento Financeiro e Meio Ambiente. As atividades são acompanhadas pela Especialista em Assuntos Educacionais da escola atendida e pela secretaria.