São Bento - Já está tudo preparado para o lançamento do roteiro do Cicloturismo no próximo dia 2 de junho, em grande evento que será realizado na Praça Getúlio Vargas, bem no centro de São Bento do Sul. Centenas de ciclistas estão sendo esperados para o evento que, marcará nesse mesmo dia a segunda edição da campanha “São Bento Desaquece”, promovida pela ASTRAN em parceria com o departamento de meio ambiente da Prefeitura.
Um dos idealizadores e grandes apoiadores da ideia, o prefeito Magno Bollmann, disse estar ansioso pelo lançamento do cicloturismo. “Não vejo a hora de reunir centenas de ciclistas para esse dia especial. O cicloturismo será uma maravilhosa oportunidade para as pessoas apreciarem nossas belezas e ainda praticar esse esporte delicioso que é andar de bicicleta. Eu particularmente irei pedalar muito por esses caminhos do cicloturismo”, disse Magno.
Lançamento
O lançamento oficial ocorrerá na manhã do sábado, dia 2, simultaneamente nos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, municípios estes que integram a região co Consórcio Intermunicipal Quiriri.
Em São Bento do Sul o prefeito Magno Bollmann apresentará o projeto à comunidade, e na ocasião também estará entrando no ar o site do cicloturismo, que poderá ser acessado através do endereço www.circuitodasaraucarias.com.br. A secretaria de Turismo da Prefeitura estará presente ao evento com uma tenda preparada para atender o público e divulgar o material informativo do cicloturismo.
Cicloturismo
O roteiro do cicloturismo foi cuidadosamente preparado ao longo de 248 quilômetros de belos trechos passando pelos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, municípios estes que integram o Consórcio Intermunicipal Quiriri.
Os cicloturistas que percorrerem os trechos poderão inclusive programar-se e permanecer por mais dias pedalando e desfrutando, além das belezas naturais, das aconchegantes opções de hospedagem que existem ao longo do caminho. E falando em atrações, o roteiro também conta com atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais.
A Rota das Cachoeiras em Corupá é só uma das muitas especiais atrações do cicloturismo, que passa pelas belezas de Rio Natal onde se pode avistar o imponente Morro da Igreja com um paredão de pedra onde os escaladores praticam rapel (um dos maiores do Brasil com 245 metros), e também os campos da Serra do Quiriri, onde em dias claros pode-se avistar o litoral até São Francisco do Sul.
A Estrada Dona Francisca é um dos destaques da parte histórica. O circuito passa por vários trechos do traçado original da estrada, construída por volta de 1865, a ainda passa por um trecho da ferrovia construída em 1913, que se encontra ainda em funcionamento, e era parte da Estrada de Ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande.
Ao longo do circuito encontram-se também museus com peças e artefatos, principalmente rurais, que mostram toda a criatividade e inventividade dos primeiros colonizadores. As quatro cidades do circuito possuem vários prédios históricos bem conservados, muitos deles funcionando como órgãos públicos.
Sinalização
A sinalização do roteiro foi preparada especialmente para os cicloturistas.
São 290 placas de sinalização orientativa específica, além de uma cartilha com toda a sinalização do circuito e informações relevantes para sua viagem.
São Bento Desaquece
Promovido pela ASTRAN – Associação de Transporte do Norte Catarinense, e com o apoio da Prefeitura através do departamento de meio ambiente, o São Bento Desaquece é um programa que incentiva a conscientização da comunidade quanto a importância de se preservar o meio ambiente, principalmente minimizando a poluição gerada pelos automóveis. Nessa data é promovido um passeio ciclístico e a ASTRAN ainda plantará uma árvore para cada participante. Sucesso no ano de 2011, o programa espera levar novamente centenas de pessoas para um grande passeio ciclístico pelas ruas da cidade, partindo da Praça Getúlio Vargas.