Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ivanor Varella: “Estamos bastante motivados”


Um dos fundadores do PT em São Bento do Sul, ex-vereador e hoje presidente do PR, quinto maior partido do município em número de filiados, Ivanor Varella é o nosso entrevistado nesta semana. Bacharel em Direito, Varella afirma que a agremiação está pronta para apresentar candidatos à Câmara de Vereadores e que inclusive há possibilidade de compor a chapa majoritária. O presidente do Partido da República – ex-PL – também fala da importância de se estar “alinhavado” com o governo federal e faz uma avaliação do governo municipal

  

Clique para ampliar
“Poderíamos ter candidato a prefeito, com chapa pura, mas no momento estamos abertos a discutir a coligação com os partidos que queiram fazê-lo. O PR não tem impedimento nenhum de coligar com A, B ou C” (Foto Elvis Lozeiko/Evolução)
 

EVOLUÇÃO – Continuando nossas entrevistas com os presidentes de partidos políticos são-bentenses, conversamos com Ivanor Varella, presidente do PR, o Partido da República de São Bento do Sul. Para nós foi uma surpresa, Varella, porque ao consultarmos a página do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) descobrimos que o PR é o quinto maior partido de São Bento em número de filiados. Sinal que o partido terá uma grande importância no pleito que se aproxima, certo?

IVANOR VARELLA – Com certeza. Somos o quinto maior partido, mas já chegamos a ser o terceiro em São Bento do Sul. Tivemos esse decréscimo, mas estamos organizando cada vez mais o partido. O partido terá candidatos a vereador e inclusive a possibilidade de compormos a chapa majoritária. Temos bons nomes – temos advogados, médicos e lideranças comunitárias filiadas ao partido. O partido está preparado para compor, de repente, uma aliança. Vamos trabalhar para, nestas eleições, sermos representados na Câmara de Vereadores e, se possível, também na chapa majoritária.

 

EVOLUÇÃO – Como está esse clima pré-eleitoral?

IVANOR VARELLA – Olha, estamos bastante motivados. Devido ao fato de o PR fazer parte do governo federal, tendo inclusive uma grande representatividade no governo federal, acredito que isso vai repercutir também aqui em São Bento, até porque o partido tem um tempo muito grande no rádio nos programas eleitorais, o que pode agregar muito em uma eventual coligação.

 

EVOLUÇÃO – Você já falou em coligação. É um caminho certo para o Partido da República?

IVANOR VARELLA – Acredito que o partido está direcionado para isso. Hoje poderíamos ter candidato a prefeito, com chapa pura, mas no momento estamos abertos a discutir a coligação com os partidos que queiram fazê-lo. O PR não tem impedimento nenhum de coligar com A, B ou C. Alguns partidos estão restritos aos seus leques de alianças. O nosso não tem esse problema. Não existe nenhuma determinação da direção estadual e nem da direção nacional.

 

EVOLUÇÃO – Já existem tratativas com alguns partidos? Pode-se falar em siglas neste momento?

IVANOR VARELLA – Já fomos procurados por alguns partidos tradicionais da cidade. Existem grupos de pequenos partidos que também já nos convidaram para discutirmos as possibilidades. Entre os partidos pequenos, em minha avaliação, poucos conseguiriam sozinhos fazer uma legenda para eleger um vereador. O risco de se sair com chapa pura para eleger um vereador é muito grande, porque de repente pode haver uma boa votação mas pode-se não alcançar a legenda – que se chama coeficiente – são de quatro mil e quinhentos a cinco mil votos. Temos que estar cientes sobre essa situação.

 

EVOLUÇÃO – O partido está mais inclinado a ficar com o PP, com o PMDB, com uma eventual “terceira via” ou com partidos menores?

IVANOR VARELLA – No momento não temos nenhuma inclinação. Estamos abertos para coligar com qualquer um. Não temos preferências por A, B ou C. O que estamos pensando é em São Bento. Claro: torcemos para que a coligação esteja alinhavada com o pensamento nacional, com quem está no poder nacionalmente.

 

EVOLUÇÃO – Já é uma pista!

IVANOR VARELLA – Estando direcionado com o governo federal, automaticamente a cidade e a região têm muito mais a ganhar.

 

EVOLUÇÃO – As portas já estariam abertas?

IVANOR VARELLA – Exatamente. Vamos trabalhar neste sentido – não pensando no partido, mas no município.

 

EVOLUÇÃO – Até porque podemos perceber a quantidade de obras em São Bento em parceria com o governo federal...

IVANOR VARELLA – Eu, pessoalmente, votei todas as vezes no (ex-presidente, Luiz Inácio) Lula (da Silva) e votei na atual presidente (Dilma Rousseff, ambos do PT), justamente com esse pensamento. Venho das raízes de Esquerda.

 

EVOLUÇÃO – Você inclusive é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, certo?

IVANOR VARELLA – Sim. Sempre achei que eles fariam uma boa administração, embora eu esteja no PR, que antigamente era o PL – inclusive o (ex) vice-presidente (José Alencar) era do PL. Sempre estivemos juntos e sempre apoiamos e fizemos campanha. Inclusive sempre dizíamos aos empresários de São Bento do Sul que eles iriam fazer uma boa administração. Está aí a resposta. Houve grandes empresários, inclusive, que acharam que o Lula e a Dilma jamais fariam boas administrações. Foram feitas até aquelas placas dizendo que o Lula era o “cupim dos móveis”, aquela história toda. Hoje vemos que a coisa se reverteu...

 

EVOLUÇÃO – Eles não querem dar o braço a torcer?

IVANOR VARELLA – Acho que não é questão de “dar o braço a torcer”, e sim tiveram que se render à boa administração. Não precisou de títulos de doutorado nem falar vários idiomas... Quando uma pessoa quer e tem experiência política e conhecimento, há condições de se fazer uma boa administração. O Lula se reelegeu e fez a sucessora. Assim, como presidente do partido, penso que devemos estar alinhavados com a administração federal.

 

EVOLUÇÃO – Com essa independência que o PR tem, é de se perguntar: que avaliação você faz do governo Magno Bollmann?

IVANOR VARELLA – Acho que é uma boa administração. Em minha avaliação, está fazendo uma boa administração. O Magno conseguiu abrir várias portas e janelas em Brasília, trazendo vários recursos para o município. Quer queira, quer não, admiro o Magno inclusive pela honestidade. Acredito que é uma pessoa idônea. Claro, existem algumas questões pontuais, negativas, que existem em todos os governos.

 

EVOLUÇÃO – O que esperar da próxima eleição municipal, Varella? Além das propostas dos grupos políticos, espera-se que a população também saiba agir na hora de depositar seu voto na urna?

IVANOR VARELLA – Os que se dispuserem a disputar uma eleição devem ter o mínimo de bom senso, o mínimo de projetos, de conhecimento em relação à comunidade. Um vereador, por exemplo, não é vereador apenas do bairro, e sim um vereador do município. Um vereador tem que conhecer o mínimo das questões municipais. Uma das coisas que sempre reputei importante é o vereador ter conhecimento a respeito do orçamento municipal. É aí que ele pode participar mais ativamente – nos quatro anos, com o orçamento plurianual e o com o anual. No primeiro ano o vereador vai trabalhar com o orçamento anterior, é bom lembrar. Também tem a questão da fiscalização do poder público – o vereador tem que ter um bom conhecimento em relação a isso. Por outro lado, tem que haver uma dedicação profunda à comunidade. O candidato a prefeito também tem que conhecer muito bem as necessidades da cidade, os projetos que estão em andamento. Além disso, é importante também ter uma boa bagagem política.

 

EVOLUÇÃO – Para encerrarmos esta entrevista, presidente, por favor: o gravador é seu.

IVANOR VARELLA – Agradeço ao jornal Evolução pela entrevista. Estamos à disposição para questionamentos por parte da imprensa. Estamos aqui para fazer o nosso trabalho, o programa de governo, para contribuir com São Bento do Sul. E, por fim, torço para que se eleja aquele que a população e a cidade merecem. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA