Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Passado, presente e futuro: Ginástica são-bentense quer novos momentos de glória


Trabalho de base começou a ser feito visando à participação em competições nacionais

 

Clique para ampliar
Nas primeiras décadas do século passado, a modalidade já movimentava muitos atletas no município (Fotos Divulgação/Arquivo)
 

 

Clique para ampliar
  

A Sociedade Ginástica São Bento não tem este nome por acaso. Menos de um mês após a sua fundação, em 1925, a sociedade oferecia a primeira aula de ginástica. As atividades foram suspensas devido à Segunda Guerra Mundial, mas em meados dos anos 50 o instrutor alemão Fritz Beck, tido como “enérgico”, impôs um ritmo forte ao preparo dos atletas. Bem mais tarde, em 1982, mais de cem atletas participaram, em São Bento do Sul, do Campeonato Brasileiro Interclubes Infanto-Juvenil – coordenado pelo então presidente da extinta CME, Comissão Municipal de Esportes, hoje prefeito Magno Bollmann. A CME deu lugar à FMD – Fundação Municipal de Desportos. Seis anos depois, em 88, sob comando de Walter Malewschik (in memorian), a Sociedade Ginástica construiu um ginásio específico para a modalidade – sociedade que, aliás, teve como um dos fundadores Leo Malewschik. Já mais recentemente, em 2001, outro grande evento movimentou São Bento do Sul: o Campeonato Brasileiro Adulto/Pré-Olímpico, na Promosul, reunindo quinhentos ginastas e dez mil expectadores em três dias.

A família Malewschik está intimamente ligada à ginástica, realmente. Seu representante mais conhecido no esporte, embora já tenha abandonado as competições, é Charley, dono de um vasto currículo, com títulos como campeão municipal, estadual, brasileiro, sul-americano e pan-americano, além de outras conquistas internacionais e de ter atuado na Seleção Brasileira durante dez anos – e de ter disputado três Mundiais. Ele ajudou, juntamente com outros ginastas (como Damian Cotinho, Daniel da Silveira, Eduardo Lopes Pereira, Gustavo Nogueira, Valdelar dos Santos e Marcelo Hastreiter), São Bento do Sul a conquistar títulos com a equipe masculina nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em 1988, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2000. A equipe masculina foi a terceira melhor do Brasil em 2001. A equipe feminina, por sua vez, também conquistou os Jasc de 1976, 1977, 1978, 1987, 1997 e 1999.

 

Clique para ampliar
Treinamento nesta semana, no ginásio do Ginástico: em menos de um mês, cerca de setenta inscrições (Fotos Elvis Lozeiko/Evolução)
  

DECADÊNCIA E RECONSTITUIÇÃO

Em 2004 a ginástica começou um processo de decadência – embora ainda praticada em São Bento, os resultados deixaram de aparecer e a modalidade passou para o ostracismo, inclusive com falta de investimentos e praticamente o abandono de equipamentos. Agora, a partir de  2012, porém, o objetivo é “colocar a ginástica em pé novamente”, como definiu Charley Malewschik nesta semana, em entrevista ao Evolução. Para isso, juntamente com a Associação de Ginástica Olímpica e com a FMD, está sendo desenvolvido um processo de reestruturação da modalidade. O próprio ginásio de ginástica está passando por reconstituição, aparelhos estão sendo reformados e as condições de treinamento estão sendo retomadas. A identificação de uma nova equipe técnica e de coordenação também está entre os trabalhos – para tanto foi contratado o técnico Vachagan ter Meliksetyan, o “Vatik”.

Originário da Armênia, uma das ex-repúblicas socialistas da extinta União Soviética, Vatik tem 60 anos de idade – dos quais 53 de ginástica – e uma grande lista de conquistas. Basta citar que faturou inúmeras vezes o título soviético, tendo inclusive atuado como treinador da seleção nacional do seu país. Em 88, a convite de Zico, chegou a atuar no Flamengo, mas logo depois, tendo sido convidado pela Federação Gaúcha de Ginástica, passou a trabalhar em Porto Alegre, tendo atuado, por último, na Sogipa. Coincidência ou não, também treinou Charley. Questionado sobre o fato de atuar em São Bento do Sul, Vatik afirmou: “Quero fazer um trabalho, começando do zero. Quero deixar uma boa história”.

 

Clique para ampliar
Charley Malewschik, dono de vasto currículo: objetivo é “colocar a ginástica em pé novamente”
 

 

Clique para ampliar
Vachagan ter Meliksetyan, o “Vatik”, que já treinou a seleção soviética: “Quero fazer um trabalho, começando do zero. Quero deixar uma boa história”
 

 

INVESTIMENTOS E PROJETOS

Há menos de um mês começou a ser feito um grande trabalho de base em São Bento do Sul. Conforme Charley, São Bento é um dos cinco municípios catarinenses federados à Confederação Brasileira da modalidade, o que vai resultar em verbas oriundas de um projeto junto ao Ministério do Esporte, inicialmente para investimentos em aparelhos. “Pelo menos metade dos aparelhos será substituída”, afirmou. Além do técnico armênio, a equipe passa a contar também com a coordenação geral de Eliana Cecília dos Santos, vice-presidente da confederação, e com a técnica Rosimeri Cunha Zoellner, responsável pela equipe feminina.

Em poucas semanas cerca de setenta alunos matricularam-se para os treinos no ginásio do Ginástico. Os treinamentos acontecem em horários alternados, de segunda a quinta, das 8:00 às 11:30, e de segunda a sexta das 13:00 às 17:00. O objetivo é trabalhar com crianças de 4 a 12 anos. “Nosso foco são competições nacionais”, explicou Charley, lembrando que a meta é ter uma equipe estabelecida já em 2013, com os talentos locais já identificados. Um dos planos é trazer a São Bento o projeto “Jovens Talentos da Caixa”, patrocinado pelo banco público no Brasil inteiro. Há possibilidade de estender o programa futuramente para alguns bairros também. Até lá, uma das próximas etapas será a disponibilização do ginásio para as aulas de Educação Física da rede municipal de ensino.

  

Clique para ampliar
Rosimeri Cunha Zoellner, responsável pela equipe feminina, já faturou medalhas de ouro nos Jogos Abertos de Santa Catarina
 

EXPERIÊNCIA

A responsável pelos treinamentos da equipe feminina, Rosimeri, também tem grande experiência na área, tendo sido atraída pela apresentação da ex-ginasta romena Nadia Comaneci, nas Olimpíadas de 1980, em Moscou. Ainda em Campo Alegre, estudante, Rosimeri apresentou-se no show de talentos infantis. Com 15 anos foi, sozinha, conversar com o prefeito, tendo conseguido passagens de ônibus para treinar em São Bento. A atual técnica chegou a conquistar medalhas de ouro nos Jogos Abertos de Santa Catarina e, em 1997, em Florianópolis, chegou na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, mesmo vindo de uma fratura recente. O auge foi a participação no Campeonato Mundial na Itália, alcançando a 36ª colocação geral. A técnica frisou ao Evolução que “as crianças estão gostando” dos trabalhos que estão acontecendo em São Bento do Sul, destacando, também, que “há muito a aprender” com o técnico Vatik. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA