Sou proprietário da Unnica Serviços Administrativos Ltda. empresa de consultoria, membro do Rotary club Cidade dos móveis (amigo do Pedro Motta) e morador de São Bento do sul, e gostaria de poder contar com seu jornal para veicular uma matéria sobre o estado de conservação da rodovia SC 301 SBS/Jlle, pois realizo diariamente este trajeto para prestar consultorias para empresas de Joinville, SBS e Rio Negrinho. Já tornour-se rotina ver nos noticiários os constantes acidentes nesta rodovia e em vários casos com vítimas fatais, mas em momento algum fala-se do estado de conservação e sinalização precárias que a rodovia encontra-se.
Na semana que passou fui vítima dos inúmeros buracos na pista, sendo que, na segunda-feira dia 14/05 aproximadamente as 18:30, junto ao km110 (após estrada das laranjeiras) bati o pneu do meu carro em uma falha na pista ocasionada devido parte da mesma ceder, com o impacto o pneu dianteiro do lado do motorista deslocou e o amortecedor estourou imediatamente. Parei no posto policial e falei com o Sargento João Filhakoski que recomendou-me notificá-lo formalmente via email, onde apó envio realizado no dia seguinte, o Sr. Filhakoski reenviou o email, ratificando a importância da realização de manutenção ao DEINFRA que até o momento não respondeu.
Na quinta-feira dia 17/05, aproximadamente as 19 horas junto ao km103 (curva), um caminhão vindo sentido SBS/Jlle invadiu a pista forçando-me a trafegar em meia pista, onde novamente o pneu dianteiro lado do motorista bateu em um buraco existente no meio da pista, fazendo com que o pneu estourasse imediatamente. Com o impacto o aro ficou danificado e quase ocorreu o capotamento do veículo que consegui evitar a muito custo.
O km103 é um local onde celular não pega, não há acostamento e tão pouco iluminação, sendo assim, tive que efetuar a troca do pneu abaixo de chuva e só consegui concluir devido auxílio de dois colaboradores da Oxford.
Além da falta de manutenção, estamos vulneráveis a falta de sinalização, pois as poucas placas que existem estão encobertas pelo matagal. Pontos críticos como o km 102 e km 92, onde constantemente vidas são ceifadas não possuem qualquer placa informando o perigo que se segue, e se buscarmos na internet poderemos ver que sempre são pessoas fora da região que morrem ou ocasionam o acidente.
Gostaria de poder contar com este poderoso veículo de comunicação para que as autoridades competentes façam seu papél e que os motoristas que transitam constantemente pela rodovia não façam parte desta estatística terrível, é claro que incluo-me neste montante de pessoas que estão vulneráveis.
Segue em anexo fotos dos locais acima citados e os respectivos buracos na pista, também como o estado em que ficou o pneu e o aro do carro.
Cordialmente;
Alexsandro André Daumann
47 - 9912-0613