Brasília (DF) A Frente Parlamentar Coureiro-Calçadista e Moveleiro do Congresso Nacional e representantes dos setores foram convidados para um bate-papo em Brasília com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O objetivo do encontro, que aconteceu nessa quarta-feira (16), era o de promover um debate sobre as prioridades perante o Poder Executivo e fazer uma avaliação das medidas do Plano Brasil Maior.
O deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC), vice-presidente da Frente Parlamentar, defendeu junto ao ministro que os benefícios do Plano Brasil Maior sejam estendidos à indústria de base florestal – indústrias madeireiras e de compensados. Segundo o parlamentar, é imprescindível para estimular a geração de emprego e as indústrias, principalmente de Santa Catarina, que o setor esteja inserido no Plano.
Nos próximos dias, a pedido do ministro, será confirmada uma audiência com o deputado e representantes das indústrias de madeiras e de compensados do Estado.
Avaliada como uma reunião produtiva e de forte representatividade brasileira, as lideranças do Planalto Norte Catarinense pediram ao ministro a prorrogação de isenção do IPI, benefícios para os moveleiros e desoneração na folha de pagamento, por fim, trataram da alta carga tributária.
Participaram também o presidente e vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Rio Negrinho, Ivan Ornelo Floriani e Carlos Alberto Barbosa Matos, respectivamente; presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul, Daniel Lutz; e presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul, Adelino Denk.