Divertido bate-papo discutiu a importância do equilíbrio entre razão e emoção nas empresas
A animada introdução da musicoterapeuta Celina Joppert deu início ao Pré-Congresso, que aconteceu na quarta-feira, 16 de maio, evento que antecede o CONCARH 2012 (Congresso Catarinense de Recursos Humanos). Sob a luz do tema “A arte e o esporte como agente transformador nas organizações”, os convidados participaram de um descontraído talk show com a presença de Alice Küerten, mãe do tenista Guga Küerten que representou o Instituto Guga Küerten, um dos apoiadores do evento. Na ocasião, Alice se lembrou dos desafios que enfrentou ao dedicar-se ao voluntariado e como a relação com o as disputas dentro do esporte a ajudou a superar os obstáculos.
Presente também estava a presidente da Dudalina, Sônia Hess de Souza que comentou sobre como a razão e a emoção estão presentes no seu dia-a-dia, desde o momento em que lida com a contabilidade ou com a aprovação criativa das camisas que vão para as vitrines. Petula Borges, que representa o RH da Whirlpool America Latina, salientou que os próprios funcionários da empresa onde trabalha lembraram-se do concurso de teatro que faziam há cinco anos e sugeriram a volta da atividade. “A energia boa que é proporcionada nesses momentos é levada ao trabalho e com ela a criatividade e as relações interpessoais”, explica. A parte musical do evento ficou por conta do músico e arranjador Willian Farias, que completou dizendo que o oposto também é válido. “Se a arte deve ser usada nas corporações para melhorar o ambiente de trabalho, o artista deve, em alguns momentos, pensar como um empresário ao criar sua marca e cuidar de suas finanças”, ilustra.
Na parte da tarde, o Pré-Congresso ofereceu divertidas oficinas: de Música com Caio de Capua, de coro cênico com Willian Farias, de Artes Visuais com Ademar Cesar e de esportes com Perseu Trilha Lehmkuhl.