Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Indústrias moveleiras buscam a certificação de berços

Quarta, 16 de maio de 2012

 

SENAI oferece serviços de apoio às empresas que se preparam para as novas normas do setor

Unidade de São Bento do Sul auxilia empresas a se adaptarem às novas exigências legais para berços (foto: Sandra Furst)

Florianópolis  - Diversos fabricantes de móveis que atuam com linha de berços estão avaliando seus produtos e processos para que, até o dia 21 de dezembro deste ano, obtenham o selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). "A partir dessa data, a portaria 269 do Inmetro determina que será preciso seguir uma série de exigências para poder fabricar berços de qualidade e que ofereçam segurança aos bebês", explica Cleder Bez Batti, coordenador do núcleo de madeira e mobiliário da unidade do SENAI em São Bento do Sul. Para auxiliar as indústrias a obterem o selo, o SENAI está apoiando as empresas com consultorias e análises laboratoriais.

Segundo o especialista do SENAI, dentro de oito meses as empresas terão que atender a condições de segurança, resistência e durabilidade. "Um berço, por exemplo, deve ser produzido com tinta sem metais pesado, pois é comum que a criança morda a madeira e pode se intoxicar", alerta. Os produtos, caso possuam tecidos e plásticos, deverão ser aprovados no teste de inflamabilidade, e não poderão haver furos acessíveis (nos quais as crianças podem prender o dedo). Também será preciso que as grades tenham altura mínima, espaçamento adequado e travamento, para que a criança não tente sair do berço sozinha. Além do aspecto relacionado aos produtos, as empresas também terão que comprovar a rastreabilidade de seus processos de fabricação e gestão, atendendo a parte dos requisitos da ISO 9001:2008.

A unidade do SENAI em São Bento do Sul, que tem forte atuação no setor de madeira e mobiliário, tem apoiado o processo de pré-certificação das empresas da região. Com isso, as indústrias podem se assegurar que cumprem todas as normas antes de procederem à avaliação do Organismo Certificador de Produto. Nesse processo, as empresas podem recorrer ao Laboratório da Tecnologia de Madeira e Mobiliário, que realiza análises laboratoriais de resistência, durabilidade e avaliação de requisitos de segurança. As empresas também podem recorrer ao SENAI para realizar um diagnóstico da gestão adotada pela indústria, como forma de se prepararem para a avaliação realizada pelo Organismo Certificador de Produto.

"Caso sejam apontadas necessidades de melhoria, o SENAI também atua na adequação do sistema de gestão e de processos produtivos", explica o diretor do SENAI em São Bento do Sul, Julcimar Luis Machado. "Buscamos formas de auxiliar as empresas a dominarem cada vez mais seus processos, aumentando sua competitividade, atendendo as normas reguladoras e exigências cada vez mais severas do mercado", completa.

Sobre o SENAI Santa Catarina


Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Mais informações sobre o SENAI no site www.sc.senai.br e pelo fone 0800 48 1212.


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA