Brusque - A 3ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), o maior evento do gênero voltado a estudantes de 12 a 20 anos no Estado, receberá cerca de 700 paratletas, de 15 a 19 de maio, em Brusque. Os paratletas disputarão provas de atletismo e natação, partidas de bocha paralímpica, goallball, futebol, tênis de campo e de mesa. Os vencedores ganharão medalhas e poderão integrar a delegação catarinense nas Olimpíadas Paraescolares Brasileiras. Os Parajesc são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e da prefeitura de Brusque.
Durante a programação esportiva, também haverá uma série de cursos de qualificação para orientar profissionais sobre o treinamento de atletas deficientes. As aulas serão ministradas por árbitros e técnicos da área e as inscrições podem ser feitas no local. Para João Cascaes, coordenador técnico da competição, a inclusão de cursos preparatórios nos Parajesc está qualificando a competição. “Teremos cursistas qualificados, como a Rosicler Ravache, que é técnica da Seleção Brasileira Paralímpica, e ministrará o curso de atletismo para deficientes físicos.”
Cascaes acrescenta que esses cursos tem trazido resultado para a inclusão de deficientes no paradesporto, pois, segundo ele, a cada ano tanto a qualidades dos jogos dos Parajesc quanto a participação de atletas vêm crescendo. “O município de Maravilha é um exemplo. Antes participava com apenas três atletas, e depois que seus dirigentes fizeram os cursos, estará em Brusque com 15.”