Número de profissionais contratados cresceu 43,2% em quatro anos, revela professora Mônica Luna, que analisará as cadeias produtivas catarinenses no Workshop Internacional SENAI de Logística
A professora observa que além do crescimento, os prestadores de serviços logísticos apresentam uma considerável melhoria de qualidade. "As empresas estão diversificando e agregando valor aos serviços", diz. Ela lembra, por exemplo, que os armazéns não realizam apenas o armazenamento dos produtos, mas oferecem serviços adicionais, como o monitoramento de cargas. Segundo ela, essa é uma forma de manter e ampliar a receita, pois as indústrias buscam formas de reduzir o tempo de parada das cargas. "Qualquer ruptura no fluxo é custo", salienta.
No workshop do SENAI, Mônica também apresentará o modelo do Plano Estadual de Logística e Transporte, de cuja elaboração participa na UFSC, sob encomenda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O estudo, que será concluído no final do ano, apontará os fluxos de cargas das dez principais cadeias produtivas de Santa Catarina e os principais gargalos na infraestrutura. O plano poderá ser utilizado como base para o planejamento da ampliação e melhorias da infraestrutura de transportes de Santa Catarina.
Direcionado a executivos e gestores de logística das empresas, o evento será realizado no Infinity Blue Resort & Spa (av. Rui Barbosa, 1000, Praia dos Amores, em Balneário Camboriú) das 14 às 20 horas do dia 16 de maio. Outras informações estão no site www.sc.senai.br/maiscompetitividade ou no telefone 0800 48 1212.