Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vendas da indústria de SC têm alta de 13% no 1º trimestre

Quarta, 09 de maio de 2012

 

Os setores que puxaram o desempenho foram máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas e máquinas, aparelhos e materiais elétricos

Florianópolis  - As vendas reais da indústria catarinense registraram crescimento de 13% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da pesquisa indicadores industriais realizada pela Federação das Indústrias (FIESC) com 200 empresas. No período, os setores que puxaram o desempenho foram máquinas e equipamentos (39,6%), segmento que produz a linha branca, produtos químicos (22,6%); alimentos e bebidas (17,5%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (17%).

"Os dados indicam que fechamos o trimestre iniciando um processo de recuperação da economia por que tivemos um bom crescimento nas vendas internas e externas. Tudo indica que teremos um primeiro semestre já apontando para um crescimento do setor industrial em 2012", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Ele ressalta que neste ano, assim como nos anos anteriores, o mercado interno tem sido responsável pelo crescimento da economia e alguns setores industriais começam a mostrar sinais de recuperação, como é o caso de máquinas e equipamentos, sobretudo a linha branca, alimentos, material eletrônico e equipamentos de comunicação. "Ainda é cedo para afirmar que teremos um crescimento robusto, mas certamente as condições são melhores do que em 2011. Não será um ano de ouro da economia nem do setor industrial, mas tudo indica que vamos ter um desempenho superior ao registrado no ano passado", salientou Côrte.

A capacidade produtiva das fábricas fechou o trimestre em 83,4%, resultado ligeiramente inferior aos 84,1% registrados neste mesmo intervalo de tempo em 2011. As horas trabalhadas na produção decresceram 0,6% e a massa salarial real aumentou 8,6%.

Em março de 2012 as vendas reais da indústria aumentaram 15,1% ante o mesmo período em 2011. As principais influências positivas sobre o resultado vieram dos segmentos de máquinas e equipamentos, que recebeu maior número de pedidos devido à redução do IPI para a linha branca, e de alimentos e bebidas. Este último atribuiu o bom desempenho ao maior número de dias trabalhados no mês e o aumento da demanda. No resultado incluem-se os pescados para o período da quaresma. O segmento de material eletrônico e equipamentos de comunicação também registrou aumento expressivo de vendas no mês tendo como justificativa as compras realizadas pelo varejo para recompor os estoques.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA