Joinville - O secretário da Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini, esteve nesta segunda-feira (7/5) em Joinville para discutir com o prefeito Carlito Merss o cronograma de execução das obras do Governo do Estado no município com financiamento do BNDES. Cobalchini confirmou que, até o fim de maio, todos os projetos das obras estarão concluídos. O Estado optou por licitar todos os serviços ao mesmo tempo, durante o mês de junho. “Com isso, poderemos ter mais obras no fim de agosto ou em setembro”, adiantou.
Sobre a obra do pacote do BNDES que está em andamento, o binário do Vila Nova, Cobalchini disse que pediu a empreiteira para tentar recuperar o cronograma de execução.
As obras não chegaram a parar, mas andaram em ritmo lento. Nesta semana serão licitadas as duas pontes que faltam, uma sobre o rio Motucas e outra sobre o Águas Vermelhas. O prazo de conclusão do binário passou de outubro para o fim de 2012.
Para o secretário, a construção da adutora da Companhia Águas de Joinville, que cruza o binário, não deve causar problemas. “As duas obras vão andar em paralelo”, explicou. Segundo o presidente da Companhia Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza, o processo licitatório para a construção da adutora deve ser finalizada nesta semana para a entrega da ordem de serviço na semana que vem.
Durante a reunião, que contou com o Ippuj, Gabinete do Prefeito, Companhia Águas de Joinville e Secretaria de Desenvolvimento Regional – Joinville, Cobalchini e Merss discutiram quais são as próximas obras do pacote. Como tudo estará licitado, o Governo do Estado, em acordo com a Prefeitura, deve seguir pelas obras que já podem iniciar, como o recapeamento das ruas Rui Barbosa e Tuiuti. Uma das prioridades é a rua Minas Gerais, com elevação do nível da rua em função dos alagamentos.
Enquanto isso, a Prefeitura daria andamento ao processo de desapropriações necessários para o prolongamento na rua Max Colin e para a duplicação da Almirante Jaceguay, com formação de binário com a rua Prudente de Moraes – esta obra será licitada em três lotes, e o terceiro deles, no trecho entre a rua Blumenau e a avenida Marquês de Olinda, exige desapropriações, que são de responsabilidade do município. “Vamos construir um cronograma juntos, Estado e Município”, afirmou Cobalchini.
O secretário voltará a Joinville na segunda-feira (7/5) para visitar as obras do pacote do BNDES e as obras da Costa do Encanto. O prefeito de Joinville o acompanhará.
O pacote do BNDES contempla o binário do Vila Nova; o prolongamento na rua Max Colin; duplicação da Almirante Jaceguay com formação de binário com a rua Prudente de Moraes; alargamento da rua Minas Gerais com elevação do nível da rua por causa dos alagamentos; corredor de ônibus na rua Nove de Março; recapeamento (inclui ciclofaixa, acessibilidade, passeio e sinalização) das ruas Rui Barbosa, Tuiuti e Albano Schmidt, reforma em três terminais urbanos e medidas moderadoras de tráfego em unidades escolares públicas.