Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ação Global realiza 33 mil atendimentos em Xaxim mo sábado

Domingo, 06 de maio de 2012

 

Mais de 12 mil pessoas da região participaram do evento, promovido pelo SESI em parceria com a Rede Globo

Florianópolis, 05.05.2012 - Mais de 12 mil pessoas da comunidade de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, participaram neste sábado (5) da Ação Global, uma iniciativa realizada pelo SESI, entidade do Sistema FIESC, em parceria com a Rede Globo, que oferece mais de 100 serviços gratuitos para toda a população. Cerca de 33 mil atendimentos foram prestados nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e cidadania.

Com o tema "Eu faço Ação Global o ano inteiro", o evento buscou facilitar ao cidadão o acesso aos direitos essenciais e montar uma rede de solidariedade. "Por meio da Ação Global promovemos o resgate da cidadania de uma faixa da população que, por falta de informação ou de oportunidade, não tem acesso aos serviços que hoje estamos oferecendo", afirmou o superintendente do SESI Santa Catarina, Hermes Tomedi. Para o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, investir nesta iniciativa é uma retribuição que o Sistema FIESC dá às comunidades. "É uma boa oportunidade de prestarmos um serviço social e comunitário para as famílias locais e para os trabalhadores de indústrias de Santa Catarina", disse Côrte.

A importância do evento para a comunidade foi destacada pelo aposentado Ari Francisco Risotto, de 58 anos. "Santa Catarina está hoje em Xaxim", afirmou. Natural do município, Risotto valorizou a iniciativa e aproveitou para fazer exames médicos de rotina e a segunda via da carteira de identidade. A doméstica de 64 anos, Terezinha Geremias, também falou da relevância do evento para a região. "Nunca tivemos um evento assim aqui na comunidade e esses serviços são muito importantes para a população", garantiu. Dona Terezinha aproveitou a Ação para realizar pela primeira vez o exame de hepatite. "Como o meu neto tem hepatite B, sempre queria fazer o exame por prevenção e nunca fazia. Hoje aproveitei a oportunidade", disse.

Também pela primeira vez, o autônomo Ivan Jacó Nerves, de 38 anos, se beneficiou do serviço de audiometria gratuito. "Não tenho sentido nenhum problema, mas resolvi fazer o exame para verificar se não há nenhum início de perda de audição. Acredito que todo o problema sanado no começo é melhor", assegurou. Nerves enfatizou ainda a importância de se ter saúde. "Estando com boas condições físicas, estaremos bem para lidar com as pessoas e com as situações do dia a dia", concluiu.

Aos 26 anos, o auxiliar de produção, Marcelo da Rosa, fez na Ação Global sua primeira consulta odontológica. "Nunca fui ao dentista porque não tinha esse tipo de atendimento onde eu trabalhava. Hoje aproveitei a oportunidade e resolvi fazer a consulta para tratar dos meus dentes eme renovar", explicou. O jovem disse que veio até a Ação Global para mudar de vida. "Quero deixar de fumar, por isso participei de uma palestra com orientações para fumantes. Fiz o teste de glicemia e pretendo realizar todos os outros atendimentos da área da saúde disponíveis para não me preocupar depois", disse. "Também tirei a certidão de nascimento que eu havia perdido", acrescentou.

O pai de Marcelo, o aposentado João Nunes, de 61 anos, realizou pela primeira vez o exame diabete e descobriu que precisa de cuidados. "O exame teve uma pequena alteração, então preciso me cuidar", afirmou. Nunes também verificou a pressão arterial, fez exames oftalmológicos e renovou a carteira de identidade.

A estudante Tainara Pereira, de 10 anos, que desde cedo estava apreciando a Ação, trouxe sua cachorra para fazer banho e tosa. "Esse evento é muito importante porque tem pessoas que não possuem condições de pagar um pet shop para levar seus cães e aqui não tem custo nenhum", destacou. Há um ano e meio a garota encontrou a cachorra na rua, doente, cheia de carrapatos e pulgas, e a trouxe para casa.

A população de Xaxim pôde emitir certidões de nascimento e casamento, fazer testes de glicemia e hepatite, medir a pressão arterial, realizar avaliação física e exame psicológico, receber orientações jurídicas, sobre alimentação balanceada e cuidados com a higiene bucal, entre outros.

O SESI/SC também colocou à disposição unidades móveis para atendimento odontológico e audiometria. Para as crianças estiveram disponíveis brinquedos infláveis, pintura facial e diversas atividades recreativas. O caminhão do programa Cozinha Brasil também apresentou receitas de baixo custo, com aproveitamento integral dos ingredientes.

Por todo o Brasil, o evento foi promovido no mesmo dia e horário. Em Santa Catarina, a iniciativa contou com o apoio de várias entidades governamentais, não governamentais e 78 parceiros.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA