Liderada pela FIESC, delegação com 61 participantes embarca no domingo, dia 6
Florianópolis - Empresários e representantes de sindicatos da indústria gráfica de Santa Catarina embarcam neste domingo, dia 6, para participar da Feira Internacional da Indústria Gráfica (Drupa), que será realizada em Düsseldorf, no Centro-Oeste do País europeu. Liderada pela Federação das Indústrias (FIESC), a feira é realizada a cada quatro anos, e, nesta edição, reunirá mais de 1,9 mil expositores de máquinas, software e outros suprimentos para o setor. A missão será realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf/SC) e com o apoio da Apex Brasil.
A comitiva é formada por 61 participantes de Santa Catarina, Goiás e São Paulo. "É um sinal da preocupação do setor para se manter atualizado e isso é importante para a competitividade num ambiente de concorrência forte. Na medida em que o País vai abrindo a economia é natural que as empresas sintam mais a concorrência. Queremos crescer em termos de competitividade e nos firmar como um Estado que investe em tecnologia e em qualificação dos trabalhadores", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.
Além de participar da feira, o grupo, liderado pelo vice-presidente regional da FIESC, Vitor Mário Zanetti, vai realizar visitas a empresas locais para conhecer o modelo de gestão. Entre elas estão a Heidelberg, líder mundial na fabricação de máquinas para a indústria gráfica, localizada na cidade de Wiesloch, no Centro-Oeste da Alemanha. A delegação também conhecerá o centro de treinamento da Heidelberg, focado no setor gráfico.
"O pedido para realizar a missão para o setor é algo que veio da base, das empresas, dos sindicatos", enfatiza o diretor de relações industriais e institucionais da FIESC, Henry Quaresma, destacando o interesse do setor em conhecer as tendências mundiais e de buscar o intercâmbio comercial.
O Brasil terá um estande na feira com a participação de pelo menos 12 empresas de setores como celulose e papel e máquinas e equipamentos.
Economia: a Alemanha é a maior economia da Europa e quarta maior economia mundial. Hoje é o quinto destino das exportações brasileiras e o quarto maior País fornecedor de produtos ao Brasil. O País é o sétimo principal parceiro comercial de Santa Catarina. As exportações catarinenses ao País somaram US$ 367 milhões em 2011. Nos mesmo período, as importações catarinenses da Alemanha totalizaram US$ 686 milhões.