Itapoá - Afretado pela Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd) o meganavio de 334 metros, batizado como ALIANÇA ITAPOÁ, chega ao Porto de mesmo nome na manhã deste sábado, dia 5 de maio.
Vindo de Santos (SP), o navio ALIANÇA ITAPOÁ deve chegar no canal de acesso ao Porto Itapoá, na Baía da Babitonga, por volta das 7h desse sábado (5), devendo permanecer em operação no Terminal até as 16h do mesmo dia.
O navio que carrega o nome da cidade situada no extremo norte catarinense, distante 80 km de Joinville, cujo um dos sócios é a empresa de navegação Aliança (Grupo Hamburg Süd), tem 334 metros de comprimento, 14,50m de calado (altura abaixo da linha d´água), 42,80m de largura e capacidade para transportar 8.500 TEUs (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés).
A embarcação, construída em 2011, na Coréia do Sul, foi primeiramente batizada como Cosco Vietnam, porém ao ser afretada para o Grupo Hamburg Süd passou a se chamar ALIANÇA ITAPOÁ, em homenagem à cidade que dá nome ao Porto. O evento de renomeação do navio ocorreu no dia 28 de março, em Pusan, na Coréia do Sul. O full container, de bandeira de Hong Kong, faz a linha América do Sul – Ásia (NGEX) e deve atracar periodicamente em Itapoá com este serviço.
Por sua profundidade natural, bacia de evolução e segurança na atracação, o Porto Itapoá é um dos poucos da América do Sul que podem receber navios deste porte. Desde o início de suas operações, em junho de 2011, o Terminal já recebe os navios Super Post-Panamax dos armadores Maersk Line e Hamburg Süd, todos com aproximadamente 300 metros de comprimentos.
O nome ALIANÇA ITAPOÁ agora está estampado no casco (na proa) do meganavio