Depois de assinada a ordem de serviço para o início das obras de implantação de redecoletora de esgoto para o trecho que compreende as proximidades da Yukatán até a escolaOrestes Guimarães, e a estrada Rio Negro nos sentidos centro e Rua Antonio Kaesemodel, nodia 23 de fevereiro, as obras iniciaram no dia 1º de março dentro do cronograma que foiminuciosamente planejado para esta obra. Desde o início das perfurações na rua EwaldoAntonio Buschle, as equipes que estão atuando na obra já implantaram a tubulação da redecoletora em 19 ruas do trecho.
Serão mais de R$ 8 milhões em investimentos para saneamento básico que refletirãodiretamente na melhor qualidade de vida e saúde, interligando 550 residências, escolas eindústrias que beneficiarão diretamente mais de duas mil pessoas, além de todos ostrabalhadores e estudantes do trecho que terá a rede coletora de esgoto.
Rede implantada
Até esta quinta-feira (03), foram implantadas em 19 ruas um total de 3.800 metros de redecoletora de esgoto para tratamento.
As ruas que já estão com a rede coletora implantada são:
Rua Ewaldo Antonio Buschle
Rua Pastor Quast
Rua Jorge Rank
Rua José Grossl
Rua Barbara Grossl
Rua Guilherme Scheide
Rua Guilherme Weihermann
Rua Antonio Hastreiter
Rua Bruno Fischer
Estrada Rio Negro
Rua Aviador Harry Bollmann
Rua Emilio Jungton
Rua Luiz Koehlner
Rua João A. Oliveira
Rua Manoel Tavares
Rua Tertuliano Machado
Rua João Keim
Rua Raul Zulauf
Rua Wenzel Kahlhofer
Nesta quinta-feira foi a vez da Avenida Dom Pedro II receber a equipe de trabalhos para abertura e implantação da rede. O trânsito permaneceu com tráfego liberado em meia pista durante todo o dia para a realização das obras que ainda prosseguirão nesta sexta-feira (04).
Dificuldades
Ao longo destes mais de 3.800 metros de implantação de rede coletora de esgoto algumasdificuldades foram encontradas, como por exemplo uma extensa laje de pedra nas escavaçõesda Rua Bruno Fischer, que exigiu na semana passada inclusive a utilização de explosivos emuma grande operação para detonar parte da rocha a mais de 4 metros de profundidade queimpedia o transcorrer da obra.
O trecho da Bruno Fischer foi concluído somente nesta terça-feira (02) após mais de quatrosemanas de trabalhos para a escavação entre as rochas.
Pavimentação
A obra em cada rua só é totalmente concluída após a pavimentação asfáltica, que ocorre emduas etapas: primeiro com a aplicação de uma camada de base, e posteriormente com acamada final do asfalto.
As vias que já receberam a pavimentação asfáltica são:
Rua Ewaldo Antonio Buschle
Rua Pastor Quast
Rua Jorge Rank – 50 % a concluir
Rua José Grossl – 10 % a concluir
Rua Guilherme Scheide – 50% concluído
Rua Guilherme Weihermann – 50% a concluir
Rua Bruno Fischer – 50 % a concluir
Estrada Rio Negro
Rua Aviador Harry Bollmann – 50% concluído
Rua Jacob Treml
Travessa Santos Dumont
Rua Frederico Rank
Rua João Stoerberl
Durante a tarde desta terça-feira (02) uma das equipes da obra estava trabalhando já para aprimeira camada da pavimentação em um trecho da Rua Bruno Fischer, e no decorrer da RuaJosé Grossl.
Até o momento já foram pavimentados 24.438,94 m², com investimentos equivalentes a R$ 1.324.853,51.
O diretor presidente do Samae Jean Marcelo Fuck comentou que as obras estão seguindo deacordo com o planejado. “Nosso objetivo é trabalhar de acordo com o que foi planejado eassim tentar evitar ao máximo os transtornos que uma obra dessa envergadura causa àcomunidade. Por enquanto estamos conseguindo, vamos prosseguir desta forma”, destacouJean.