Desde janeiro, empresa já vendeu 114 ônibus e entregou 47 para clientes do Brasil e exterior
Joinville/Rio Negrinho - Com a convocação da Assembleia dos Credores confirmada para 22 de maio, em Joinville, pelo juiz Maurício Cavallazzi Povoas, a Busscar definiu o início de uma série de reuniões com funcionários e ex-funcionários para detalhar e esclarecer dúvidas sobre a Recuperação Judicial e os créditos trabalhistas. Em Rio Negrinho, os encontros serão realizados nos dias 10 de maio (quinta-feira), às 18h30, e 12 de maio (sábado), às 15h30, nas dependências da empresa.
O Plano de Recuperação Judicial da Busscar começou a ser formatado no último trimestre de 2011 e foi apresentado e aceito pela justiça em 30 de dezembro. A Recuperação Judicial é uma iniciativa recente na legislação brasileira e estimula a negociação entre as partes interessadas em um empreendimento (acionistas, funcionários, credores e agentes reguladores) visando à sustentabilidade do negócio. Nos últimos três anos, 1.660 empresas fizeram pedidos de Recuperação Judicial no Brasil e a maioria dos Planos de Recuperação foi aprovada por representar uma solução plausível e viável para as partes interessadas.
Tradicional fabricante de ônibus, sediada em Joinville desde 1946, a Busscar é reconhecida pelo mercado, no Brasil e exterior, pelo alto nível de desenvolvimento tecnológico e de qualidade dos produtos.
A Busscar, hoje, conta com 1.000 funcionários ligados à operação de ônibus (400 dos quais ativos); 970 profissionais atuando na Tecnofibras, fabricante de componentes para o mercado automobilístico que atende montadoras como Volkswagem e Mercedes Benz (caminhões), John Deere (tratores) e CAF (vagões ferroviários e metrôs) e tem operação independente e totalmente normalizada; e 40 funcionários na Climabuss, fabricante de sistemas de refrigeração.
A viabilização do Plano de Recuperação proporcionará, num prazo de 12 meses, a criação de mais 800 empregos, privilegiando o retorno ao trabalho de profissionais que já fizeram parte dos quadros da empresa.
Novos produtos
Desde a aprovação do pedido de Recuperação Judicial, a Busscar já vendeu 114 ônibus para clientes do país e do exterior, dos quais 47 foram entregues até o final de abril. Outros 67 ônibus estão em fase de produção atualmente. A previsão é comercializar e produzir nos próximos 12 meses um total superior a 1.800 carrocerias.
Um dos modelos que acabou de deixar o pátio da empresa é o Urbanuss Pluss Híbrido, produzido em parceria com a UFRJ/Coppe. O modelo tem um propulsor (etanol/elétrico) que consiste em um motor a etanol responsável por mover um gerador para as baterias elétricas fornecidas pela UFRJ/Coppe. Com isso, é possível reduzir o esforço do motor, consumindo menos combustível e controlando as emissões de poluentes.
Além disso, o novo ônibus tem 100% do piso sem degraus, garantindo acessibilidade irrestrita por todas as três portas. Com especificação, projeto e produção desenvolvidos pela Busscar, o Urbanuss Pluss Híbrido será apresentado durante a Rio+20, em junho.
Outra novidade produzida em abril é o ônibus rodoviário com 15 metros de comprimento. A primeira unidade está pronta para ser enviada ao cliente, no Peru, e outros 19 ônibus com as mesmas especificações serão produzidos na Busscar. O modelo tem carroceria com dois pisos montada sobre um chassi de quatro eixos.