São Bento - Mulheres que participaram da coleta de preventivo, realizada durante a Campanha Ação Saúde Mulher, já podem retirar os resultados nas unidades de Saúde. Na ação, ocorrida no dia 24 de março, foram 734 coletas de material para prevenção do câncer de colo do útero, além de autorizações para exames clínicos como mamografias, HIV e Sífilis.
Até o momento, seis exames tiveram alteração celular. “Nestes casos telefonamos para a paciente já comunicando da realização de novos exames, onde nós mesmos agendamos”, conta a enfermeira da secretaria de Saúde, Ildemara W. dos Santos.
Segundo ela, a alteração celular não significa o diagnóstico positivo de câncer de colo do útero. “Muitas vezes é alguma lesão e, para avaliar melhor, exames complementares são feitos, como, por exemplo, a colposcopia, em que se visualiza o colo do útero com lente de aumento de 10 vezes ou mais. Caso necessário, inicia-se o tratamento”, explica.
Realizada duas vezes por ano, a Campanha Ação Saúde Mulher visa conscientizar as mulheres sobre a necessidade da prevenção, como também, no caso de doença, sobre o diagnóstico precoce. Para isso, a secretaria de Saúde abre as unidades com horário diferenciado. A segunda edição deste ano ocorre no dia 20 de outubro, em comemoração ao Dia de Combate ao Câncer, dia 27.
2011
No ano passado foram realizadas duas campanhas, a primeira no mês de abril, quando foram atendidas 562 mulheres, e a segunda em novembro, com 500 preventivos. No ano foram 6.982 coletas, sendo 76 com alteração celular. “Destes, cinco casos precisaram de tratamento”, finaliza a enfermeira.
Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos, devem fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero. Para fazer o exame a mulher não pode estar menstruando, deve evitar duchas vaginais, tampões, desodorantes e cremes vaginais, e deve também evitar relações sexuais por dois dias antes do exame.