Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Cavalgada da fé - tradição gaúcha e religiosidade


Oração, fé e devoção a Maria, mãe de Jesus, marcam o mês de maio em Canela, na 52ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio. A terceira edição da Cavalgada da Fé, nesta terça-feira, 1, abriu as homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio nesta edição.


Integrantes da campeira do CTG Querência vieram em frente a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, com a Cruz Processional ladeada por lamparinas e logo após as bandeiras do Brasil, Estado, Canela e MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho e policiais da Brigada Militar do Pelotão Montado de Caxias do Sul, que participaram atendendo o convite do Comando da Brigada de Canela. Uma charrete com a imponente imagem de Maria de Caravaggio, decorada com flores rosas e brancas  abria caminho para mais de 300 cavalarianos e outras charretes, que apesar do chuvisqueiro frio fizeram o percurso da Igreja Matriz até o Santuário, percorrendo o caminho de 7km.


A Missa Farroupilha Campal foi presidida pelo pároco Juscelino Martinez Brazeiro Junior com a participação dos dois vigários da paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Canela, Eurípedes Ferreira Nascimento e Matheus Lopes dos Santos e do diácono Francisco Barros. A animação da celebração ficou por conta dos músicos do conjunto canelense Entreveraço, patronagem do CTG Querência e líderes da Paróquia de Canela. Logo no início da Missa o pároco convidou os participantes para que colocassem suas facas, que fazem parte da indumentária do gaúcho, sobre uma mesa em frente ao altar, para que todos estivessem desarmados para a celebração. Os lenços branco e vermelho que representam os ximangos e maragatos da Revolução Farroupilha, foram entrelaçados na cruz pelo patrão do CTG Querência Valter Oliveira e pelo vice-patrão Walmir Freitas de Oliveira, no ato penitencial.


Um dos destaques do evento foi o boi assado no rolete, ou seja, um boi inteiro sobre o braseiro por mais de 20h, sob a tutela da Churrascaria Garfo e Bombacha. Além do churrasco, o almoço com comida caseira lotou o Restaurante Panorâmico e os lanches no Centro de Eventos, completaram a gastronomia do dia.


No decorrer da tarde, as invernadas artísticas do CTG Querência e DTGs de algumas escolas municipais se apresentaram e logo em seguida teve início a tarde dançante com Amaranto e seu conjunto.


As homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio seguem no próximo dia 19, com a Romaria para Jovens Ciclistas e Motociclistas, que tem como objetivo maior incentivar a fé entre os jovens e os cuidados no trânsito, além de proporcionar momentos de lazer. Na chegada da romaria irá acontecer a já tradicional Missa Campal, almoço e na parte da tarde, show com a banda gospel Anjos da Glória, de Novo Hamburgo e a dupla Ruy e Mateus, de Canela,  que trará o sertanejo universitário para o evento.


Dia 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, acontece a Romaria a Pé e no dia 27, a Romaria Motorizada.


Todas as romarias saem da Catedral de Pedra às 8h30min.


Organizam a 52ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio os coordenadores Lauro e Ieda Drescheler, Licério e Andréia Colling e José Sidnei e Mara Gomes, auxiliados por Eduardo José e Patrícia Seibt, Idemar e Sandra Lúcia de Nardi, João e Leomar Gallas, José Carlos e Cleonir dos Reis, Silvano e Ivonete Bohrer, Wilson e Miria Benetti , Élcio e Cláudia Rabaioli e pelo pároco Juscelino Martinez Brazeiro Junior.


A Romaria e Festa de Caravaggio é o mais antigo e um dos maiores eventos de Canela e conta com mais de cem mil fiéis e visitantes de várias partes do Estado em suas romarias, numa realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

 

 

BREVE RELATO DA HISTÓRIA DE MARIA DE CARAVAGGIO


Conta a historia que Nossa Senhora apareceu a Joaneta Varioli, em 1.432, na cidadezinha de Caravaggio, no Norte da Itália, próxima de Milão e Veneza, no dia 26 de maio. A camponesa Joaneta, que sofria  maus tratos do marido, saiu de casa para colher ervas e aflita, em prantos, pediu socorro Maria, Mãe de Jesus. Entre a dor e a súplica, a camponesa vê uma bela e alta senhora, que pede ao povo que volte a fazer penitência e vá orar na Igreja no sábado à tarde em agradecimento aos castigos afastados. Joaneta leva ao povo e aos governantes o recado da Virgem, para solicitar-lhes os acordos de paz. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA