Centro de Formação Profissional de Huehuetenago, no norte do país, é resultado de cooperação dos governos e segue parâmetros do SENAI
Florianópolis - Das bases da arquitetura à metodologia de ensino, as impressões digitais do SENAI de Santa Catarina estão marcadas no Centro de Formação Profissional Brasil-Guatemala, inaugurado na sexta-feira, dia 20, em Huehuetenango, no norte do país da América Central. Resultado de um acordo de cooperação entre os governos dos dois países, a escola integra um programa da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e que conta com a parceria do SENAI.
A solenidade contou com a presença do Presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina. O Sistema FIESC foi representado pelo diretor de educação e tecnologia do SENAI, Antônio José Carradore. Adriano Fernandes Cardoso, que hoje representa o SENAI/SC na direção do CFP Brasil-Guatemala, e Evande João da Silva, que conduziu o início do projeto, também estavam presentes.
O Centro de Huehuetenango já conta com mais de 700 matrículas nas áreas de alimentos, metalmecânica, eletroeletrônica e automotiva. Em 4,5 mil metros quadrados de área construída, sua capacidade de atendimento, em três turnos, é de 1.500 alunos. A estrutura é composta de dez salas de aulas, 22 laboratórios, biblioteca, salas de coordenação, sala de direção, secretaria escolar e demais áreas administrativas.
O SENAI de Santa Catarina participa do projeto desde a concepção do projeto, em 2009, e fará a gestão compartilhada com o Instituto Técnico de Capacitação e Produtividade (Intecap) nos primeiros meses de atuação. Por isso, a escola segue o modelo de educação profissional adotado em Santa Catarina. Por exemplo, o projeto arquitetônico prevê a flexibilização de instalações elétricas e dos sistemas de comunicação, permitindo a adaptação a novas demandas.
Desde 2010, a instituição mantém um profissional gerindo o projeto in loco e mais de 30 colaboradores, de 10 cidades catarinenses, participaram do projeto, em suas diversas etapas. O SENAI de Santa Catarina coordenou especificação, aquisição e instalação de laboratórios e equipamentos, elaboração dos leiautes, logística, desenvolvimento de materiais didáticos. A instituição também realizou a capacitação pedagógica, técnica e de gestão de profissionais do Intecap na Guatemala e em missões a Santa Catarina.
O Centro de Formação Profissional Brasil-Guatemala é um dos maiores projetos de cooperação internacional realizado no exterior pelo Governo Brasileiro em parceria com o SENAI. Existem unidades semelhantes em Angola, Cabo Verde, Paraguai, Guiné Bissau e Timor Leste, além de outras nove em fase de estudos.
Huehuetenango
Capital de um departamento homônimo, Huehuetenango está localizada a 270 quilômetros da Cidade da Guatemala, a capital do país, e a 70 quilômetros da fronteira com o México. O departamento tem 850 mil habitantes, sendo que cerca de 10% residem na capital. A economia é baseada nos setores de agricultura, comércio e serviços. Nos 31 municípios do departamento, são falados pelo menos doze idiomas ou dialetos de origem maia.