É o Bicho! (A coluna dedicada aos animais de estimação)
Recebemos a notícia de que Hilberto Specht, o popular Bubi de Serra Alta, foi condenado pela morte da égua “Vitória”, que por nós foi socorrida no dia 1º de setembro de 2010. Após dias e dias acabou lamentavelmente falecendo. Foram dias difíceis e de muita angústia, amplamente divulgados nesta coluna! Segue a decisão do processo número 058.10.005434-7, deferida pelo meritíssimo juiz substituto Crystian Krautchychyn.
“Ante o exposto, julgo PROCEDENTE a denúncia para condenar o acusado HILBERTO SPECHT ao cumprimento de uma pena de 03 (três) meses e 15 (quinze) dias de detenção, em regime aberto, e ao pagamento de 10 (dez) dias-multa, fixado o dia-multa no mínimo legal, por infração ao art. 32 da Lei n. 9.605/98, substituída a pena corporal por uma restritiva de direitos, conforme acima enunciado, mantido o pagamento de 10 (dez) dias-multa haja vista que apenas a reprimenda privativa de liberdade é substituível. Condeno o apenado ao pagamento das custas do processo. Com o trânsito em julgado, 1. lance-se o nome do réu no rol dos culpados (art. 393, inciso II, do CPP e art. 5, inciso LVII, da CRFB); 2. procedam-se as comunicações à Corregedoria-Geral de Justiça e à Justiça Eleitoral, na forma do art. 15, inciso III, da Constituição da República; 3. intime-se o reeducando para que compareça ao Cartório Criminal, em 05 (cinco) dias, a fim de que seja encaminhado para o cumprimento da pena substituída e orientado quanto ao recolhimento das multas aplicadas (art. 50, caput, do CP); 4. intime-se para que recolha as custas do processo, no prazo de 10 (dez) dias. O réu poderá apelar em liberdade, pois permaneceu solto durante toda a instrução do processo sem criar qualquer obstáculo ao seu regular andamento, bem como foi condenado à pena em montante e condições em que se permite o seu resgate em regime aberto, reprimenda esta, ademais, substituída na forma do art. 44 do CP”.
O condenado recorreu da decisão através de seu advogado de defesa, Fernando Mallon. Resta-nos aguardar confiantes a confirmação da sentença pelo Tribunal de Justiça de Florianópolis para que seja feita a Justiça neste caso.
Tarde festiva da APA
Domingo, 20 de maio, a partir das 14:00, no Centro Comunitário Independência, no bairro Serra Alta, você é nosso convidado especial para participar da tarde festiva da APA. O Centro Comunitário fica na rua Carlos Goertler, 713. Divirta-se e colabore para a execução dos trabalhos de conscientização, cadastro, palestras educativas e castração de animais de famílias carentes, entre outras atividades que serão realizadas no bairro Alpino aqui em São Bento do Sul. Esperamos por você!
Animal doente ou atropelado em via pública?
Já estamos em abril e até agora não foi reativada a parceria entre a Vigilância Sanitária de São Bento do Sul e uma clínica da cidade. E os animais? Pois é, lamentavelmente estão sucumbindo nas ruas de nosso município, pagando com a vida a demora no restabelecimento do socorro que até o final de 2011 existia. Volta à tona a velha frase: “Liga pra APA”. Não vamos nem entrar no mérito da questão, pois é um assunto extenso e já foi várias vezes apresentado por nós nesta coluna. Salientamos que o Poder Público tem, sim, responsabilidade de tratar e promover o bem estar animal. Ficamos no aguardo do restabelecimento dos trabalhos de socorro e cuidados com os animais em nosso município via Vigilância Sanitária.
Comunicado
O telefone da APA foi desativado! O motivo? Falta de voluntários que se dispusessem a ficar atendendo o celular em horário comercial, durante todos os dias da semana. Lamentavelmente somos em poucos e 99,99% das ligações são para doar animais, pedir ajuda financeira, reclamar, entre outras situações. A partir de agora o contato com a associação poderá ser feito pelo e-mail apasbs@hotmail.com. Desde já agradecemos a compreensão de todos.
APA nos bairros
Prosseguem até o final deste mês os trabalhos de palestras em escolas, visitas educativas, orientações, cadastro de castrações para famílias carentes com renda de até dois salários mínimos, entre outras atividades, no bairro Centenário, dando sequência ao projeto “APA nos Bairros”. Em maio iniciam os trabalhos no bairro Alpino.
PENSAMENTO DA SEMANA
“Animais não são inferiores, são apenas diferentes” – P.R. Sarkar