Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ônibus turístico: primeiro passo

Terça, 24 de abril de 2012

 

Clique para ampliar
Empreendedores, representantes do departamento de Turismo e do Comtur foram à Estrada Dona Francisca (Foto Viviane Miranda/PMSBS)
 

São Bento/Campo Alegre – No último sábado foi dado o primeiro passo para instalação de um ônibus de linha turística em São Bento do Sul. Num percurso com duração de mais de quatro horas, empreendedores, representantes do departamento de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) visitaram propriedades na Estrada Dona Francisca a fim de programar o roteiro, levando em consideração distância e horários. Segundo a diretora de Turismo, Cristiane Nenevê da Silva, o roteiro foi dividido em três partes para que o turista possa visitar os locais tranquilamente. “Foi um ano de estudo para preparar um roteiro programado, que contempla visitações na Estrada Dona Francisca, Rio Natal e Ponte dos Vieiras”, disse. A visita pode ser feita das 13:30 às 18:00, por exemplo. “Com a inclusão, por opção do turista, de uma refeição”, acrescentou.

O próximo passo ocorre amanhã, sábado, 21, com a visita em propriedades de Rio Natal. “Além da parte gastronômica, o mais importante são as visitas nos imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico, daí a necessidade de um guia para dar todas as explicações. Coisas para mostrar nós temos de sobra, falta só colocar em prática”, detalha. Após a conclusão do roteiro, os envolvidos iniciam a elaboração de um calendário anual. “Em cada visita surge ideias e sugestões, as quais anotamos para avaliar se é ou não importante incluir no roteiro. Desta forma será possível ver o melhor modelo de ônibus que será adquirido pela empresa, além de definir preços”, finaliza.

 

CAMINHADA

Aliar atividade física e turismo. Esse é o objetivo das caminhadas organizadas por Christine Siebje Mancinelli, integrante do grupo “Pegadas”. As belezas da área rural de Campo Alegre estão entre os cenários dos caminhantes. Também no último sábado, quarenta pessoas de Curitiba e Joinville andaram um percurso de 10,4 km pelo interior do município. A concentração ocorreu no Calçadão da Cascatinha e coincidiu com a realização da Campo Alegre em Feira. Do Centro, os caminhantes foram à Fazenda Mangueira Velha, onde foram recebidos pelos proprietários, conheceram a plantação de produtos orgânicos, colheram frutas do pomar e apreciaram cenas que não integram o corre-corre da cidade grande, como o ninho do joão-de-barro ou as pinhas ainda presas às araucárias.

Segundo Christine, o grupo Pegadas existe desde 2001, fundado por Régis Sujora, após voltar do Caminho de Santiago. “O grupo é de Curitiba, mas se comunica pela internet, ou seja, não tem fronteiras. São mais de oitocentas pessoas cadastradas”, conta. Christine organiza caminhadas desde 2004 e prefere os percursos rurais às trilhas, pois oferecem mais segurança sem perder o contato com as belezas naturais. Cecília Lion, uma das participantes do percurso de sábado, afirma que conhecer “paisagens tão bonitas” como as de Campo Alegre é uma “magnífica oportunidade”.

Para a secretária de Turismo campo-alegrense, Marília Crispi de Moraes, a tendência é aumentar ainda mais o fluxo de caminhantes e de cicloturistas, a partir da abertura do Circuito das Araucárias de Cicloturismo, prevista para junho. Dividido em oito trechos que abrangem também os municípios de São Bento do Sul, Corupá e Rio Negrinho, o circuito também vai gerar novas opções de caminhada. Além da visita dos caminhantes, a Campo Alegre em Feira de Sábado também virou atração de TV. Uma equipe de reportagem da RIC Record esteve no Calçadão para produzir reportagem sobre a venda de produtos agroecológicos no município.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA