Florianópolis - O governador Raimundo Colombo assinou com a empresa LS Mtron, nesta segunda-feira (23), na Casa d´Agronômica, protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de tratores em Garuva, no Norte do Estado. O investimento inicial está estimado em R$ 30 milhões e a empresa planeja expandir esses números. O governador deu as boas-vindas aos sul-coreanos – essa é a primeira unidade do grupo na América Latina – e afirmou querer construir uma “parceria de muito êxito” com a empresa.
O presidente da LS Mtron no Brasil, Jung Soo Yoo, disse ser estratégico investir no Brasil hoje e, especificamente, em Santa Catarina pela força da agricultura no Estado e por não existir uma empresa similar. “Queremos ser parceiros por um longo tempo e para iniciativas ainda maiores”, afirmou. Em uma segunda etapa, a empresa planeja também produzir em Garuva máquinas injetoras e componentes de automóveis.
A fábrica terá capacidade para produzir 5 mil unidades por ano e deve criar, nesta primeira etapa, 100 empregos diretos. No mundo, todo o setor de tratores da LS Mtron produz 50 unidades anualmente. A empresa já tem um plano ousado de crescimento no mercado interno: planeja contratar, até 2020, um total de 400 empregados na unidade de Santa Catarina. Com uma estratégia que prevê um crescimento anual de 24% nas vendas, a LS Mtron estima ter 9% do mercado até 2016 e ser a líder em 2020, com 15% do mercado de tratores do Brasil.
A contrapartida do Governo do Estado para a instalação da primeira fábrica de tratores da LS Mtron no Brasil também tem um cunho social – para ajudar os pequenos agricultores de Santa Catarina e também de outras regiões do Brasil. Dentro de um tratamento tributário diferenciado, os tratores vendidos para regiões de baixo IDH terão isenção total de ICMS. “Apesar de ter 1% do território brasileiro, Santa Catarina é o 5º maior produtor de alimentos e isso foi um importante fator nessa decisão que deve trazer crescimento econômico para o Estado”, afirmou o secretário-executivo de Assuntos Estratégicos, Paulo César da Costa.
Fundada em 2008, a LS Mtron é do mesmo grupo da LG Electronics, com sede na Coreia do Sul e representações em mais de 15 países. A unidade brasileira vai produzir para o mercado interno, mas também terá foco na exportação. “A infraestrutura portuária catarinense, com cinco portos, também é um diferencial”, explicou o secretário.
|