São Bento - Uma das principais bandeiras da administração pública é o incentivo e apoio aos produtores locais. Os trabalhos de incentivos, capacitações e apoio são justificados pelo fato de que os produtores de São Bento do Sul estavam enfraquecidos e desestimulados nos últimos anos. Com os trabalhos realizados pela administração municipal através da Secretaria de Agricultura e com diversas parcerias, uma sensível mudança já pode ser verificada no meio rural de São Bento do Sul.
“Nós estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais o nosso meio rural. Já conseguimos trazer alguns produtores que haviam abandonado a agricultura de volta para o meio rural, e isso somente ocorreu porque os agricultores percebem os esforços para fortalecer este segmento no município”, explicou o prefeito Magno Bollmann, que destacou como um dos grandes incentivos o fato de 30% dos produtos da merenda escolar que serve mais de 23 mil refeições por dia na rede de ensino municipal serem adquiridos diretamente dos produtores locais.
Incentivos
O secretário municipal de Agricultura Alisson Hastreiter explanou sobre os trabalhos desenvolvidos pela secretaria. Segundo Alisson, o objetivo da secretaria é levar apoio e incentivo aos produtores. “Hoje nós contamos com dois tratores de esteira trabalhando diariamente para atender os produtores rurais, realizando trabalhos como de preparação de terrenos para construção de granjas, acessos e demais serviços. Para se ter uma ideia do que isso significa, somente com a construção de uma grande granja que está sendo implantada aqui em São Bento do Sul, nós teremos um aumento na arrecadação com notas de produtor rural em torno de R$ 12 milhões ao ano”, disse.
Alisson destacou também os trabalhos realizados para apoiar o fortalecimento da piscicultura no município. A secretaria também auxilia nos serviços de preparação de terreno, construção de tanques, açudes, barragens, além de oferecer apoio técnico aos produtores, tudo para proporcionar o aumento de renda para estas famílias. “Também incentivamos os piscicultores com um programa de compra de alevinos a preço de custo. A secretaria busca as encomendas em outros municípios criadores e repassa aos piscicultores a preço de custo, o que barateia muito a aquisição dos alevinos das mais variadas espécies como carpas, pintados, lambaris, carás, taraíras, pacús, e diversos outros peixes”, disse Alisson.
Além dos dois tratores de esteira, a secretaria municipal de Agricultura conta com um trator agrícola, uma retroescavadeira e dois caminhões para atender os produtores locais.
Calcário
Em parceria com a Epagri, a secretaria de Agricultura realiza a distribuição e transporte de calcário aos produtores do município. Em média, são entregues pouco mais de 1.500 toneladas de calcário ao ano, proporcionando o enriquecimento e correção do solo para as lavouras produzidas no município.
Horto x Mudas
Depois que foi estruturada em 2009, a secretaria municipal de Agricultura passou a contar com uma estrutura melhor distribuída para atender a comunidade. Dentre as melhorias, um horto foi construído para produção de mudas que são distribuídas gratuitamente à comunidade.
Conforme comentou o secretário de Agricultura Alisson Hastreiter, são mudas de hortênsias, árvores nativas e frutíferas que são produzidas e distribuídas. “Somente no ano de 2011 nós entregamos à comunidade de São Bento do Sul mais de 3.300 mudas de árvores nativas e mais de 5.800 mudas de hortênsias, isso sem contar as centenas de mudas de árvores frutíferas que produzimos aqui”, ressaltou Alisson.