São Bento - A partir desta terça-feira (24) centenas de alunos de escolas municipais terão a oportunidade de prestigiar uma peça teatral que será apresentada nas próprias escolas. O projeto, da Fundação Cultural de São Bento do Sul, idealiza oportunizar aos alunos um momento especial, o de prestigiar o teatro.
O prefeito Magno Bollmann destaca a iniciativa e o projeto da Fundação Cultural elogiando a ideia e convidando os alunos para que desfrutem verdadeiramente desta oportunidade. Já o diretor presidente da Fundação Cultural, Pedro Machado de Bitencourt, disse que trata-se de um grande projeto que conta também com vários apoiadores, e que a causa é muito nobre. “Disseminar a cultura seja em qual área for é sempre uma causa nobre”, disse Pedro.
O projeto
Aprovado no Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, sob número no PRONAC 072962 em agosto de 2007, o projeto da Fundação Cultural de São Bento do Sul conta agora com a captação total dos recursos solicitados e dá início ao cronograma de apresentações.
Importante destacar que o projeto tem apoio das empresas Supermercado Germânia Ltda, Buddemeyer S/A e Buschle & Lepper S/A, através do Mecenato Federal. O objetivo do projeto é possibilitar o acesso de plateias de baixa renda ao teatro, promovendo a circulação gratuita de 60 apresentações da peça "Frágil como bolha de Sabão” em escolas da rede pública de ensino de São Bento do sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, incentivar a preservação ambiental, a reciclagem de materiais e a leitura através da linguagem teatral; e formar plateia para o teatro na região.
Peça teatral
A peça é integralmente concebida pelo grupo teatral Panaceia Grupo de Pesquisa Teatral, de São Bento do Sul. O texto discute de maneira bem humorada e lúdica as questões ambientais. O próprio título mostra a fragilidade do homem, da terra e das relações humanas diante da possibilidade de devastação e interferência desmedida dos recursos naturais. Com duração de 45 minutos, a peça tem dois atores em cena e o texto inspira-se em lembranças que povoam a infância das pessoas, a começar pela abertura em que os personagens enchem o palco com bolhas de sabão, alusão à fragilidade da vida.
Ecológico
Os materiais utilizados no cenário da peça foram todos originados do programa "lixo que não é lixo". Os materiais foram selecionados no Centro de Reciclagem da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul. Com criatividade, a estrutura de um velho guarda-sol vira coqueiro, um pedaço de madeira transforma-se em navio de pirata e o velho carretel de madeira assume múltiplas funções.
A opção da Fundação Cultural de São Bento do Sul pela circulação gratuita da peça Frágil como Bolha de Sabão deu-se em função dos resultados observados em plateias experimentais formadas por crianças de escolas do centro da cidade. Alunos de 6 a 15 anos saem do espetáculo enlevados com a apresentação. Daí a intenção de proporcionar o mesmo enlevo e contato com a peça a crianças de escolas públicas de regiões periféricas de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho que, de outra forma, não teriam acesso ao espetáculo.
Ficha técnica
O texto da peça Frágil como Bolha de Sabão foi escrito por Robson Rodrigues.
O elenco conta com os atores Rafael Rodrigues e Rafa Padawan.
Direção e preparação corporal: Robson Rodrigues
Figurino: Alessandra Nascimento
Edição de Som: Rafa Padawan e Robson Rodrigues
Cenário: Robson Rodrigues e Alessandra Nascimento
Programação
As apresentações da peça teatral “Frágil como bolha de sabão” em São Bento do Sul ocorrerão ao longo desta semana, entre os dias 24 e 26, seguindo o seguinte cronograma
Terça-feira (24)
EBM Osny Vasconcellos – 8:30 às 9:30 horas
EBM Presidente Castelo Branco - 10:15 às 11:15 horas
Quarta-feira (25)
EBM Rodolfo Berti – 8:30 às 9:30 horas
EBM Prof. Lucia Tschoeke – 10:15 às 11:15 horas
Quinta-feira (26)
EBM Emilio Engel mais EBM Maria Ferreira Ziemann – 8:30 às 9:30 horas
EBM Prefeito Alfredo Diener mais a EBM Ilona Tschoeke – 10:15 às 11:15 horas