Objetivo é acabar com o tráfico e tratar os usuários
“A Polícia somos todos nós”, destaca o Delegado Fernando Lúcio Mendes, sobre o lançamento da Campanha Rio Negrinho Sem Drogas, iniciada pela Polícia Civil nesta semana. A campanha foi lançada visando combater o tráfico de drogas no município, com o objetivo de aproximar a comunidade e polícia. O Jornal Perfil é parceiro e apoia esta campanha.
Conforme o delegado, com foco nessas questões, o objetivo é divulgar a necessidade na colaboração da população com as investigações e operações realizadas, denunciando, de forma anônima ou não, qualquer tipo de tráfico de drogas na cidade, para que de forma equilibrada e inteligente, a polícia evitar o tráfico e auxiliar os usuários no tratamento.
“Qualquer pessoa pode colaborar com as investigações e os depoimentos prestados são essenciais para colocarmos na cadeia, os responsáveis pela venda de drogas em Rio Negrinho. Se cada um de nós informar o pouco que sabe, logo teremos uma situação bem melhor em nosso município, com a diminuição de outros crimes também relacionados ao tráfico”, comentou Mendes.
Depoimentos protegidos
Atualmente a polícia conta com os chamados “depoimentos protegidos”, que são realizados sem qualquer identificação das testemunhas. Apenas as digitais são colocadas no documento e nenhum elemento que identifique a testemunha é “colocado no papel”. Assim, todos aqueles que visualizarem a prática de qualquer crime poderão, de forma segura, contar o que sabem a Justiça e contribuir para a diminuição da criminalidade sem serem identificados. “Temos realizado vários trabalhos com a utilização deste instrumento e várias prisões em Rio Negrinho contam com o depoimento de testemunhas protegidas”, explicou Fernando.
Trabalho em parceria
O delegado destacou o excelente trabalho realizado pelo Poder Judiciário e Ministério Público da Comarca, o que contribui para a diminuição da Criminalidade no município e efetivação de Justiça, de forma preventiva, também destacou a atuação da Polícia Militar no combate ao tráfico de drogas.
Conscientização
O delegado Mendes explica que a campanha inicia com uma fase de conscientização sobre a necessidade de colaboração e realização das denúncias, com a simultânea intensificação do combate ao tráfico. “Depois disso, procuraremos parcerias com demais órgãos públicos com atuação no município, bem como com a iniciativa privada interessada em apoiar o projeto, o que possibilitará a deflagração de uma segunda etapa com a estruturação de apoio efetivo a entidades voltadas ao tratamento de dependentes químicos para abertura de novas vagas. Palestras em escolas sobre os efeitos prejudiciais da droga também serão organizadas”, completou Fernando Mendes.
Denúncias
Aqueles que quiserem fazer as denúncias podem procurar pessoalmente o Setor de Investigação da Delegacia de Polícia de Rio Negrinho, ou ligar de forma anônima para o telefone 3644-3722.