Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Alunos com deficiência do SENAI/SC treinam para etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento

Quarta, 11 de abril de 2012

 

                    Competição promove a inclusão de jovens e incentiva o aprimoramento profissional

 
Florianópolis - O SENAI /SC terá quatro representantes na Olimpíada do Conhecimento para pessoas com deficiência, que será realizada em paralelo as competições da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, considerada a maior competição de educação profissional das américas. O evento será realizado entre os dias 12 e 18 de novembro, em São Paulo. Ao todo, 40 pessoas com deficiência de 10 estados participarão das provas.

Os selecionados de Santa Catarina são os alunos Arilson Cordeiro, da unidade de Joinville, que possui deficiência física e compete em Mecânica de Automóveis; Vanessa Stadelhofer, de Joinville, na ocupação de Panificação, adaptada para pessoas com Síndrome de Down; Thiago Cunha, também joinvilense, que tem deficiência visual e compete em Tecnologia da Informação; e Ana Carolina Carvalho, de Pomerode, que possui deficiência auditiva e disputará na ocupação de costura. As provas, apesar de adaptadas às particularidades dos alunos, seguem os mesmos critérios das demais provas da Olimpíada do Conhecimento, avaliando conhecimentos, habilidades e atitudes. Os competidores serão divididos por ocupação e tipo de deficiência.

Durante a preparação, os alunos contam com a orientação de docentes do SENAI, além de um intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) - que auxilia a aluna Ana Carolina - e softwares para leitura do conteúdo da tela do computador e livros em braile, que são úteis ao estudante Thiago Cunha.

Com apenas 3% da visão, Thiago, de 19 anos, conhece bem as dificuldades das pessoas com deficiência. Por isso, o estudante do curso técnico em informática do SENAI em Joinville pretende atuar no desenvolvimento de jogos educativos para deficientes visuais. Thiago destaca a importância do SENAI (escola onde também cursou o ensino médio) em sua formação. Na instituição, ele conta com o apoio do laboratório de acessibilidade, iniciativa que cria material didático para pessoas com deficiência.


Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Mais informações sobre o SENAI no site www.sc.senai.br e pelo fone 0800 48 1212.


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA