São Paulo - SP - Na tarde desta terça-feira (10), em São Paulo, o governador Raimundo Colombo assinou acordo entre Governo de Santa Catarina e a Empresa Sinotruk do Brasil, representada pelo diretor-geral, Joel Anderson. O documento assegura os incentivos fiscais previstos pelas leis do Estado e do município para que a empresa se instale em Lages. “Esse momento tem um grande significado para Lages. É a maior fábrica de caminhões do mundo, que em alguns meses estará gerando centenas de empregos”, destaca o governador.
O objetivo do acordo é criar uma exclusividade na importação das peças e dos caminhões, por meio dos portos catarinenses, e a instalação da montadora Sinotruk do Brasil no município de Lages. A empresa é uma subsidiária da China National Heavy Duty Truck Group (CNHTC) e pretende iniciar o estabelecimento da unidade em três fases. “As negociações se estenderam durante vários meses, e agora a população terá uma nova e grande opção de emprego e renda”, diz Colombo.
Nesse primeiro momento, haverá somente a importação de caminhões, enquanto a unidade em Lages é instalada. Na segunda fase do processo, acontece a importação de peças, produzidas pela fábrica matriz, para a montagem dos caminhões em Lages, chamada pela empresa de CKD – no inglês Complete Knock-down. A fábrica espera contratar 400 funcionários para essa etapa.
Na terceira fase, será o momento em que 65% dos fornecedores de peças que compõem o veículo já sejam brasileiros, preferencialmente catarinenses. Há a estimativa de que cerca de 1.100 funcionários estejam trabalhando na linha de fabricação dos caminhões, com a produção de cinco mil unidades por ano e faturamento de R$ 1 bilhão.
O secretário-executivo de Assuntos Estratégicos, Paulo Cesar da Costa, conta que foram mais de seis meses de negociações com diversas reuniões técnicas, onde foram esclarecidos os detalhes do projeto. “A empresa já está no mercado brasileiro há alguns anos. Agora, com esse novo programa e com a redução do imposto, a fábrica virá a Santa Catarina, especificamente para Lages, para a implementação da unidade." Considerada a maior fábrica de caminhões do mundo, a CNHTC produziu, em 2011, 120 mil unidades.
O ato foi testemunhado pelo vice-governador da Província chinesa de Shandong, Cai Limin; pelo chairman da Sinotruck Corp, Ma Chunji; pelo prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira; e por outras lideranças da região.