São Bento - Atividade física já faz parte da rotina da comunidade do Cruzeiro. Toda quinta-feira pela manhã o grupo se reúne na sede da Associação Recreativa Leopoldo Rudnick. Depois de realizar alongamentos os participantes seguem para uma caminhada de aproximadamente 3 mil metros.
O grupo recebe o acompanhamento das profissionais da Unidade da Estratégia da Saúde do bairro – ESF6 e do professor Washington Henrique Marques. A atividade faz parte da agenda do programa Agita São Bento realizado em mais bairros através da secretaria de Saúde.
A integrante do grupo Maria das Dores Bezerra da Costa conta que participa das atividades há alguns anos e percebeu ao longo destes a melhoria da qualidade de vida. “Eu tomava muito remédio, com as atividades consegui diminuir os medicamentos”, disse acrescentando que sente maior disposição também ao realizar demais tarefas do dia a dia. Aos 66 anos Maria tem a companhia da sua neta de 8 anos, Amanda Gabriela Alves de Freitas. “Sempre que pode ela vem junto”, completa.
A participação nos grupos do programa Agita São Bento são gratuitas e não tem restrição de idade. “No total são cerca de 800 pessoas cadastradas no programa que acontece semanalmente nos bairros”, relata Washington. Segundo o professor a atividade realizada nos encontros são continuadas em outros dias da semana. “Geralmente as pessoas que iniciam a atividade aproveitam os demais dias para dar continuidade aos alongamentos e demais movimentos. Para isso elas utilizam as academias ao ar livre, caminhadas e até mesmo em casa praticam o que aprenderam”, constata.
Com o apoio da Associação Recreativa Rudnick o grupo do Cruzeiro pratica a atividade toda quinta-feira no horário das 8h às 8h45. “Gostaríamos de agradecer ao presidente Laurindo Gunz e ao coordenador esportivo da associação, Odimar Rodrigues da Luz, por possibilitar a realização da atividade neste espaço”, declara a enfermeira da ESF6 Andréia Bineck Pykosz. Na semana acontecem atividades nos bairros Schramm, Centro, Serra Alta, Vila São Paulo, Lençol e Urca.
Datas e horários
Segunda-feira
Centro - Ginásio de Esportes Annes Gualberto – 8h
Schramm - Escola Henrique Schwarz - 18h30
Terça-feira
Progresso – Igreja Católica – 8h
Quarta-feira
Urca – Recreativa da Artefama – 8h
Serra Alta – Igreja Católica – 18h
Quinta-feira
Oxford - Associação Recreativa Rudnick – 8h
Vila São Paulo – Igreja Católica – 9h
Sexta-feira
Lençol – Pista Atletismo Recreativa Weihermann - 8h