São Bento - Na tarde desta segunda-feira (09) o prefeito Magno Bollmann esteve reunido com o presidente da ADRVALE – Agência de Desenvolvimento do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim, Osmar Boss, para a assinatura do contrato de prestação de serviços para a aplicação de mais uma fase do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, no município de São Bento do Sul.
Na ocasião, estiveram presentes o diretor da ADRVALE Militino Angioletti, a coordenadora de cursos Silvane Andres, o vereador Tadeu do Nascimento, o assessor de gabinete Teddy Ariel Miranda Santa Cruz, e o diretor de programas e projetos Luis Muhlbauer.
Qualificação de mão de obra
O contrato assinado com a ADRVALE proporcionará a formação de mais 250 jovens em 10 ou 11 turmas ainda a definir em cursos de qualificação de mão de obra para São Bento do Sul. Segundo a coordenadora de cursos Silvane Andres, nos próximos dias uma reunião com empresários do município será realizada para apurar as necessidades de mercado para que os cursos de qualificação de mão de obra sejam totalmente favoráveis ao mercado e aos jovens que procuram trabalho.
Finalidade
A finalidade dos cursos do Projovem Trabalhador é a qualificação social e profissional para jovens entre 18 e 29 anos, que estejam em situação de desemprego, sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, e tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio.
Reconhecimento e competência
Conseguir trazer novamente para São Bento do Sul este programa do Governo Federal Projovem Trabalhador foi uma grande conquista que concretizou-se devido aos excelentes resultados obtidos com a aplicação do programa durante o ano de 2011.
“O programa retorna a São Bento do Sul porque foi muito bem executado durante o ano de 2011, e assim o município conquistou mais uma vez o programa”, comentou a coordenadora Silvane Andres. Para se ter uma ideia da eficácia do trabalho desenvolvido, uma das regras exigidas para a execução do Projovem em um município, é a exigência contratual de que a administração municipal consiga inserir pelo menos 30% dos jovens capacitados no mercado de trabalho, e durante os cursos de 2011, foram inseridos no mercado de trabalho 50% dos 500 jovens que participaram do programa em São Bento do Sul.
O prefeito Magno Bollmann se diz muito contente com a oportunidade de proporcionar uma chance concreta de futuro aos jovens no município. “A administração pública deve fazer o possível e tudo que estiver ao seu alcance para proporcionar uma chance destes jovens conquistar seu espaço junto à sociedade e iniciar uma carreira nas empresas da cidade. Assim todos nós crescemos”, disse o prefeito.