São Bento - A secretaria de Saúde de São Bento do Sul prevê a realização de aproximadamente 7000 exames de ultrassom em 2012. Para isso reforça aos pacientes que fizeram a solicitação ainda no ano passado para que compareçam no setor de agendamento a fim de participar do mutirão. A intenção é atender as cerca de 2 mil pessoas pertencentes a lista de 2011 para na sequência iniciar os procedimentos com pacientes inscritos em 2012.
Segundo o coordenador do setor de Programação Regulação e Agendamento, Arnaldo Rogerio Schmidt, o contato com a maioria das pessoas que aguardam na fila é impossível devido a mudança de endereço, número de telefone, entre outros. “Nossa dificuldade está em localizar os pacientes, alguns mudaram o telefone, e muitas vezes deixamos recado com algum parente ou vizinho e estes não repassam ao paciente. Perdemos muito tempo tentando localizar os pacientes”, argumenta.
Aqueles que tiveram solicitação para a realização de ultrassonografia até dezembro de 2011 devem comparecer com o pedido em mãos na secretária de Saúde. “Nossa expectativa é que os pacientes que precisam de exames de ultrassonografia, aguardem no máximo 3 meses. Por isso desde o ano passado estamos fazendo mutirões a fim de diminuir a fila de espera”, reforça o secretário de Saúde Marcus Maluf.
Além das ultrassonografia também acontece o mutirão para realização de demais exames. Podem ser agendados os exames de mamografia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, doppler, eletroencefalograma (EEG), videolaringoscopia (endoscopia nasal), audiometria, imitanciometria, e densitometria óssea. “Lembrando que o mutirão é destinado aos pacientes que fizeram solicitação em 2011. Com a guia em mãos o cadastro do paciente é atualizado e posteriormente agendado o exame”, explica Arnaldo.
Investimentos
Em 2011 a secretaria de Saúde realizou 5.143 exames e a previsão para 2012 é de atender 7.000 pacientes. “O investimento total só em exames de ultrassonografia foi de R$ 148.611,55 em 2011, lembrando que a maioria deles são feitos aqui em São Bento do Sul”, destaca Maluf.
Mensalmente a Prefeitura investe em torno de R$ 37 mil destinado aos demais exames que fazem parte da atual listagem do mutirão. “O objetivo é diminuir o tempo de espera para a realização desses exames, e o investimento nesses procedimentos são analisados conforme a demanda e prioridades”, completa o secretário.
Mutirão
Devem comparecer ao setor de agendamento da secretaria de Saúde os pacientes com solicitações datadas em 2011 dos seguintes exames:
Ultrassonografia
Colonoscopia
Retossigmoidoscopia
Doppler
Eletroencefalograma (EEG)
Videolaringoscopia (endoscopia nasal)
Audiometria
Imitanciometria
Densitometria óssea
Dúvidas e maiores informações podem ser obtidas diretamente no setor ou ainda no telefone 3631-0400.