Florianópolis, - A Federação das Indústrias (FIESC) vai realizar no dia 19 de abril seminário sobre desindustrialização, com palestras do ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros, e do economista e professor da UFSC, Silvio Ferraz Cario. O encontro será realizado no Centro de Eventos do Sistema FIESC, em Florianópolis, às 16h30.
Mendonça de Barros vai falar sobre o cenário macroeconômico e os reflexos no mercado doméstico e na desindustrialização. O especialista é formado em engenharia de produção pela USP, é doutor em economia pela Unicamp, além de ser ex-diretor do Banco Central e ex-ministro das Comunicações.
Cario vai ministrar o painel "estrutura industrial brasileira e de Santa Catarina: há evidência de desindustrialização?". Ele é mestre em ciências sociais e em economia, doutor em ciências econômicas pela Unicamp. Também é professor nos cursos de graduação e pós-graduação em economia e administração da UFSC.
As inscrições para o seminário são gratuitas. As vagas são limitadas. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail fiesc-pei@fiescnet.com.br ou pelo telefone (48) 3231-4724.
Números: a produção industrial fechou 2011 com queda de 5,1%. Os produtos industrializados estão perdendo participação na pauta de exportação catarinense. Em 2007 representavam 64% contra 54% em 2011. De acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCR-SC), que engloba os setores agropecuário, indústria, comércio e serviços, a economia catarinense cresceu 2,6% em 2011 ante 2010. Se a comparação for 2010 contra 2009, o crescimento de Santa Catarina foi de 6,1%.