São Bento - O dia 30 de março em São Bento do Sul ficou marcado na história com a realização da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que durante todo o dia ocorreu no Bandeirantes e contou com a presença de duzentas pessoas de diversas entidades, instituições, e 39 pessoas portadoras de alguma deficiência, que pela primeira vez puderam discutir e debater diversos temas, apresentando ideias que foram sintetizadas e oficializadas como propostas aprovadas desta conferência.
Contando com a presença do prefeito Magno Bollmann, secretária de assistência social Lindacir Emidia Comde, presidente do COMDE - Conselho Municipal do DeficienteMarilene Strapassoni e presidente do CONEDE - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoacom Deficiência Laércio Ventura, a Conferência objetivou principalmente a realização de sua plenária para aprovação de propostas que serão levadas par a conferência estadual e até nacional, e a eleição dos delegados da conferência, que representarão o município nas demais conferências.
O prefeito Magno Bollmann destacou a importância da realização deste grandioso evento e ressaltou a importância do COMDE – Conselho Municipal do Deficiente, quando disse: “Diversas ações realizadas aqui no município em prol das pessoas com alguma deficiência jamais teriam ocorrido se nós não tivéssemos este conselho em São Bento”.
A presidente do COMDE, Marilene Strapassoni destacou o apoio do município para as ações do conselho e enfatizou que todas as pessoas com deficiência tem o direito de possuir uma vida normal como a de qualquer pessoa. Antes de encerrar seu pronunciamento, Marilene chamou a frente todos os integrantes do conselho para receberem uma homenagem.
Lindacir Emidia Comde, secretária de assistência social, também falou da importância do conselho para o município e dos trabalhos realizados em prol das pessoas com algum tipo de deficiência. “Todos tem direitos e nós temos a obrigação de atuar para que as pessoas com alguma deficiência possam desfrutar de uma vida digna na sociedade”, disse Lindacir.
O presidente do CONEDE - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência Laércio Ventura elogiou São Bento do Sul pelas ações realizadas em prol das pessoas com deficiência, e disse estar muito contente com o grande público que estava participando da conferência municipal.
Trabalhos
Após uma apresentação de danças folclóricas realizada por alunos da Apae de São Bento do Sul, foi realizada a palestra cujo tema foi “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência: novas perspectivas e desafios”, tema este abordado pela professora da UNC e fisioterapeuta Diovana Abreu Sartori.
Encerrada a palestra o regimento da conferência foi lido e aprovado, e todos os participantes da palestra se reuniram em grupos, sendo estes os quatro eixos de discussão da palestra.
Os eixos formados seguindo a legislação estadual que determina a estrutura das conferências municipais foram:
Eixo I – Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional.
Eixo II – Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia.
Eixo III – Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses.
Eixo IV – Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.
Até o meio dia todos os grupos entregaram duas fichas com as propostas apresentadas para serem levadas à plenária. No período da tarde foi realizada a plenária onde os eixos apresentaram cada proposta que foi discutida e colocada em votação para sua aprovação.
Foram trinta propostas apresentadas e aprovadas que serão trabalhadas para sua aplicação no município e encaminhamento à conferência estadual e até nacional se forem aprovadas na conferência do estado, além de quatro moções aprovadas.
Delegados
Fechando a programação do dia, foram eleitos os delegados da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, onde 8 delegados foram eleitos, sendo 2 delegados governamentais representantes do COMDE, 2 delegados não governamentais representantes do COMDE, e mais 4 delegados da sociedade civil, onde obrigatoriamente um integrante deveria ser portador de alguma deficiência. Após uma eleição com algumas disputas apertadas, os votos foram apurados e os delegados eleitos foram:
Representante do Conselho do Deficiente:
Marilene Strapassoni – Secretaria Municipal de Saúde
Roberto Alquini – Secretaria Municipal de Educação
José Augustim – APAE
Pedro Mota – Rotary Club
Representando a Sociedade Civil:
Marileia do Rocio Prestes Gonçalves;
Adriana Mueller
Marcia Estela Scheide
Cacildo José Treml