Servidores participaram de treinamento
São Bento – Alguns servidores da Secretaria Municipal de Saúde estiveram na Astran fazendo treinamento para aprender a utilizar o novo sistema que irá interligar os postos de saúde do município. O treinamento está sendo oferecido pela Astran e ministrado por profissionais da Global Data, de São Paulo, que são os responsáveis pelo software de gerenciamento, que será instalado nas Unidades de Saúde. O prefeito Magno Bollmann e seu assessor de Governo, Luiz Claudio Schuves, estiveram na Astran conhecendo os trabalhos. Magno falou sobre os projetos desenvolvidos em parceria com a entidade – particularmente este. “Com esse sistema implantado teremos uma economia de em média trinta por cento na saúde – e isso é muito importante, pois como todos sabemos a saúde é uma das áreas que mais consome recursos do município”, disse o prefeito.
O secretário executivo da Astran, Walcir Gravi Gonçalves, explicou para os participantes do treinamento como a associação funciona. Como a associação é uma Oscip que possui seu método próprio de angariar recursos, Gonçalves enalteceu a importância do trabalho realizado pelos motoristas associados. “É graças ao trabalho dos motoristas associados da entidade que podemos prestar esse serviço ao município”, falou. Durante a visita, o secretário ainda mostrou os equipamentos adquiridos para a realização de mais este projeto. São 128 computadores, 73 impressoras, 24 switchs, 23 hacks e 122 estabilizadores.
“Estamos entregando para o município em equipamentos algo em torno de R$ 193 mil. Ressalto ainda que o município não gasta um só centavo com esse projeto. Além de todos os equipamentos, a Astran ainda está custeando o sistema a ser instalado nas unidades e também o treinamento para seus usuários”, disse Gonçalves. O projeto de informatização está sendo feito em etapas. Neste primeiro passo será feito todo o cadastramento dos usuários das unidades de saúde e também o agendamento de consultas. “Além de gerar economia aos cofres públicos, esse sistema também trará mais agilidade para os pacientes”, finalizou.
CENTRAL DE MEDICAMENTOS
A Central de Medicamentos de São Bento do Sul está completando um ano de funcionamento. No local, passam diariamente mais de quinhentas pessoas. Neste período foram distribuídos mais de quatro milhões de comprimidos, frascos e ampolas. Inaugurada em 31 de março de 2011, a Central é responsável pela distribuição dos medicamentos do Posto Central, do Centro de Especialidades Médicas (CEM), da Secretaria de Saúde e também dos excepcionais. “Centralizamos todas as farmácias do Centro em um único lugar. Foi um grande ganho para a cidade”, explica o secretário de Saúde, Marcus Maluf.
Localizado na rua Henrique Schwarz, no térreo do Edifício Leo Frantz, o local atende de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 19:00, sem fechar para o almoço, e aos sábados das 8:00 às 12:00. “Fechamos somente na última sexta-feira do mês, das 12:00 às 15:00, para uma reunião com a equipe, em que são apresentados relatórios e discutidas ideias para melhor atendermos a população”, conta Karla Wormsbecher, responsável pela assistência farmacêutica do município.