Município foi reconhecido na categoria “Manejo das Águas no Contexto Urbano” através do PSA
A manhã de ontem, quinta-feira, foi marcada por mais um reconhecimento para o município de São Bento do Sul. Em evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, com o apoio da Federação Nacional dos Municípios (FNP), contando com a presença do ministro da Justiça, Herman Benjamin; do presidente da FNP, João Koser; e de mais de quinhentas pessoas de todas as regiões do país, o prefeito Magno Bollmann recebeu das mãos do próprio Koser, em Brasília, o “Prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana” – no tema “Manejo das Águas no Contexto Urbano”. A solenidade de premiação aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21 e fechou a programação do 1º Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela FNP.
Criada pelo Ministério do Meio Ambiente, a premiação recebeu projetos executados em cento e dezesseis municípios do Brasil, todos classificados em oito temas: Áreas Verdes Urbanas ou Gestão de Áreas de Preservação Permanente – APPs; Manejo das Águas no Contexto Urbano; Prevenção de Desastres em Áreas Urbanas; Construção Sustentável; Mobilidade Sustentável ou Qualidade do Ar; Resíduos Sólidos Urbanos; Áreas Contaminadas ou Prevenção de Acidentes com Substâncias Perigosas nas Cidades; e Fortalecimento Institucional, Planejamento e Gestão Ambiental Urbana.
“ESFORÇO E DEDICAÇÃO”
São Bento do Sul foi premiado na categoria “Manejo das Águas no Contexto Urbano” com o Programa Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) – “Produtor de Água do Rio Vermelho”. Somente três projetos em cada tema foram premiados. Sobre esta conquista na área ambiental para o município, o prefeito Magno Bollmann destacou que foi “um trabalho de muito esforço e dedicação” junto à comunidade. “Não foi fácil colocar em prática este projeto, mas com o apoio de todos e com o aval dos proprietários de terras que aderiram ao programa, nos tornamos referência no Estado como projeto pioneiro na área”, disse. “Agora fomos reconhecidos nacionalmente pelo Ministério do Meio Ambiente, o que nos orgulha muito e prova definitivamente que estamos no rumo certo no que se refere aos cuidados com a nossa água e com o meio ambiente em São Bento do Sul”, continuou Magno. Com a conquista, São Bento do Sul terá novamente destaque nacional, pois o projeto premiado será publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e será exposto em eventos de grande divulgação pública, inclusive durante a Semana do Meio Ambiente e a Conferência Rio + 20.
VILA DA GLÓRIA
O prefeito Magno Bollmann e o diretor de Meio Ambiente de São Bento do Sul, Marcelo Hübel, estiveram recentemente na abertura do programa Eco Ilha, em São Francisco do Sul. O convite para São Bento do Sul participar do evento ocorreu pelo interesse no PSA, que beneficia proprietários que preservam a água no manancial de água que abastece o município. São Francisco do Sul prevê a implantação do programa na Vila da Glória, que, através adutoras submersas, fornece água para a ilha. Inicialmente Magno demonstrou o histórico ambiental e as “forças participativas na formação de conceito ambiental e a inserção cultural do tema na comunidade”. Reforçou a importância do Consórcio Quiriri em todo o processo e finalizou com a demonstração do panorama geral do PSA e os benefícios.
JARAGUÁ TAMBÉM TEM INTERESSE
O diretor de Meio Ambiente apresentou questões técnicas do projeto, com as etapas de construção do mesmo, requisitos técnicos científicos, criação da Lei Municipal, do programa, decreto e aplicação até o primeiro pagamento realizado em 2011, quando ocorreu o convênio com o Grupo Boticário de Proteção à Natureza. “Este efeito multiplicador do PSA é importante e gratificante”, destacou o prefeito Magno. Dias antes dois vereadores de Jaraguá do Sul visitaram São Bento para também conhecerem o PSA – que pode ser instalado no município vizinho.