Seara - O governador Raimundo Colombo inaugurou, neste sábado (31), o acesso asfáltico que liga a área urbana de Seara ao distrito de Nova Teutônia.A obra de 11,1 quilômetros recebeu investimento do Governo do Estado no valor de R$ 8,19 milhões. Os recursos são do Programa de Pavimentação de Estradas Rurais (Propav Rural), implantado em 2009 pelo Governo do Estado. “Essa é nossa filosofia de Governo, apoiar o homem do campo, trazendo a infraestrutura e permitindo, com isso, a competitividade, esse é o desafio trazer o desenvolvimento”, destacou Colombo.
No distrito moram 300 famílias que vivem principalmente da extração do leite. O acesso facilitará o desenvolvimento e o crescimento da região. É o que acredita Loice Nardi Olbermann, de 46 anos, moradora de Nova Teutônia. “Este é um sonho de mais de 30 anos que para os moradores não passava de promessa. Hoje nosso sonho virou realidade e estamos recebendo com grande alegria esta obra. Nossa região é conhecida pelo Museu Fritz Plaumann, mas com a dificuldade que tínhamos com o acesso, acabava ficando esquecida. Agora teremos um grande potencial com o turismo rural”.
A obra também facilita o acesso ao Museu Fritz Plaumann, onde está o maior acervo de entomologia (ciência que estuda os insetos) da América Latina. Fritz Plaumann, nascido na Alemanha, mudou-se para Nova Teutônia em 1928, onde atuou como comerciante, professor e fotógrafo. Em 70 anos de trabalho, o caçador, colecionador e estudioso de insetos conseguiu classificar um total de 17 mil espécies. Destas, 1,5 mil desconhecidas pela ciência e 150 registradas com o seu nome ou derivados.
O governador também assinou o edital de reforma e ampliação da Escola de Educação Básica Elizabete Matilde Simon, localizada em Nova Teutônia, no valor de R$ 221.6 mil. O secretário Regional de Seara, Edemilson Canale, salientou que os investimentos na região são marcantes para a história de Seara e região. “O asfalto é fundamental para o desenvolvimento regional e fará crescer o distrito, além das obras na escola, que deixaram a comunidade realizada”.