Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Obras da unidade do SENAI em Capivari de Baixo se iniciam na próxima semana

Sexta, 30 de março de 2012

 

Com 3,36 mil metros quadrados, nova escola será quatro vezes maior que a atual

Florianópolis -  - As obras da nova unidade do SENAI em Capivari de Baixo, na região Sul de Santa Catarina, se iniciam na próxima semana. O contrato entre o Sistema FIESC e a Ramsés Engenharia, construtora que venceu a licitação, foi assinado na manhã desta sexta-feira (30), no gabinete do prefeito. A assinatura integrou a programação de aniversário de 20 anos de emancipação político- administrativo de Capivari de Baixo.

Com o investimento, que totalizará R$ 7 milhões (na obra física e em móveis e equipamentos) em dois anos, o SENAI passa a ocupar uma sede própria, com 3,36 mil metros quadrados, quatro vezes maior que a atual escola, que funciona em prédio cedido pela prefeitura. Na ampliação, o número de salas de aula passa de três para sete e o de laboratórios didáticos, de cinco para nove. Novos laboratórios de geração de energia, hidráulica e pneumática, manutenção de computadores e costura industrial serão adicionados aos já existentes de eletricidade, mecânica e solda e caldeiraria. Na área de informática, o SENAI em Capivari de Baixo passará de um para dois laboratórios. A biblioteca será ampliada e a nova unidade contará ainda com melhores espaços administrativos, área de convivência e estacionamento. A nova unidade será construída em terreno de 8 mil metros quadrados, próximo à BR 101, doado pela Prefeitura de Capivari de Baixo.

O presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, afirmou que a meta, nos próximos anos, é duplicar o número de matrículas, hoje na ordem de 500 por ano. Ele reiterou a importância da educação profissional não apenas sob a perspectiva da qualificação para o trabalho, mas também para a formação humana e cívica. "Vamos formar bons profissionais e, principalmente, bons cidadãos", afirmou. O SENAI na cidade possui 170 alunos em cursos de aprendizagem industrial, 80, em cursos técnicos e outras 240 por ano em cursos de qualificação.

O diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda salientou que a inserção no mercado de trabalho é uma forma de assegurar a dignidade e a cidadania. "São pessoas que vão contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região", observou.

Para o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, a formação fornecida pelo SENAI "é a mais concreta que pode ser oferecida aos jovens, por criar condições para que o estudante ingresse rapidamente no mercado de trabalho". Alves lembrou que recentemente encontrou em Joinville uma pequena colônia de famílias oriundas de Capivari de Baixo. "Indaguei-lhes do motivo pelo qual tinham se transferido e me informaram que essas famílias eram de ex-alunos formados pelo SENAI e que abriram oportunidades de emprego na indústria de Joinville", explicou.

Atualmente, o SENAI mantém, em Capivari de Baixo, os cursos técnicos em Processos de Geração de Energia Elétrica (duas turmas, ambas em parceria com a Tractebel Energia) e em Eletromecânica (em parceria com a Votorantim, de Imbituba, com aulas na empresa e no SENAI). Também são oferecidos os cursos de aprendizagem industrial em mecânica de usinagem (duas turmas, uma em parceria com a Alcoa), em suporte e manutenção de microcomputadores e redes locais, em eletricidade de instalação de usinagem e em soldagem mecânica. Os cursos de qualificação atendem as áreas de metalmecânica, eletroeletrônica e informática. Além de Capivari de Baixo, a nova unidade atenderá moradores de cidades vizinhas, como Imbituba, Laguna e Garopaba.

O presidente da Ramsés Engenharia, Ricardo Lourenço Vilela, afirmou que na próxima semana começa a transferir pessoas hoje lotadas em outras obras no Vale do Itajaí, para formar a equipe vai atuar em Capivari de Baixo. Em todas as cidades, a empreiteira contratará mais trabalhadores para completar as equipes de obras.

Ordem do mérito

Ao término da soledidade, o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, e o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, foram condecorados com a mais alta comenda do município de Capivari de Baixo. A homenagem é concedida pelo Município a pessoas que contribuem para o seu desenvolvimento.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA