Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Empresas que investem nos colaboradores podem se inscrever no Prêmio Ser Humano SC

Quinta, 29 de março de 2012


As inscrições estão abertas de 2 de abril a 2 de julho e podem ser feitas na ABRH-SC


Empresas com boas experiências que tenham por objetivo agregar valor à gestão de pessoas, estimulando o desenvolvimento humano e das organizações, não podem deixar de inscrever seus programas ou projetos no 5º Prêmio Ser Humano SC, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Santa Catarina (ABRH-SC). As inscrições poderão ser feitas entre os dias 2 de abril e 2 de julho. O lançamento da quinta edição desta importante premiação para quem trabalha com pessoas ocorreu nesta quarta-feira, 28, no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis, e contou com cerca de 100 pessoas.

A entrega da premiação será durante uma grande confraternização, em novembro, em Florianópolis. Todos os anos uma unidade regional da ABRH-SC fica responsável pela organização da festa. No ano passado, quando 17 cases foram premiados, a festa foi em Brusque.

Cada empresa pode se inscrever com dois cases diferentes e as categorias são: projetos socioambientais, gestão de pessoas e trabalhos acadêmicos. A coordenadora do Prêmio Ser Humano SC, Mônica Pietschmann Gonzaga, conta que  cada ano a iniciativa vem se fortalecendo e sempre aumenta o número de inscritos. Em 2011, 34 empresas inscreveram seus projetos, o que significou um aumento de 45% com relação a edição de 2010.

A presidente da ABRH Regional Florianópolis, Maria Terezinha Vicente de Medeiros, explica que só se classificam os projetos que atingem percentual igual ou superior a 80% nos critérios de avaliação.

“A cada edição tem melhorado a qualidade dos projetos inscritos”, diz Mônica. As empresas vencedoras são contempladas com troféus, certificados e têm autorização para usar o selo do prêmio durante o ano, além de estarem aptas para disputar o prêmio ABRH Nacional.

Durante a cerimônia de lançamento, duas empresas vencedoras do Prêmio em 2011 apresentaram seus cases de sucesso. A Tractebel Energia S.A., de Florianópolis, apresentou o projeto “Recompensas além da Remuneração”, e a Betha Sistemas Ltda, de Criciúma, apresentou o case “Vida em Equilíbrio”.


Compartilhando informações:

A coordenadora de Remuneração e Benefício da Tractebel, Débora Carioni, contou aos presentes como a empresa conseguiu reverter um quadro de acomodação em que apenas a remuneração já não serve de estímulo para os colaboradores. “A maioria dos nossos colaboradores está na empresa há mais de cinco anos, muitos há mais de 20 anos, e, para motivá-los, é preciso ter algo diferente do que somente apresentar aumento de remuneração”, diz.

Diante deste dilema, os profissionais da área de Recursos Humanos resolveram criar um projeto no qual se apresentaria aos colaboradores o quanto eles estavam ganhando em benefícios. A pesquisa mostrou que os benefícios somam mais de 50% do valor da remuneração se for levado em conta o que o colaborador deixa de gastar para obter, por exemplo, atendimento de saúde. Entre os diversos benefícios oferecidos pela Tractebel estão: o plano de saúde - do qual a empresa paga 80% do valor das despesas, vale-alimentação, previdência privada, treinamentos, entre outros.

Desde o ano passado vem sendo feito um relatório que é apresentado ao funcionário de forma individual. “Desta forma ele tem números concretos do quanto a empresa investe nele. Essa iniciativa ajudou a melhorar os resultados das pesquisas de satisfação”, diz Débora.

No ano passado, a Betha ganhou o Prêmio em duas categorias: em gestão de pessoas e projetos socioambientais com o case “Vida em Equilíbrio”. O representante da empresa, Leandro da Silva Medeiros, diz que uma das maiores reclamações dos colaboradores era o desequilíbrio entre vida profissional e pessoal. “Com base nisso, resolvemos investir em ações para melhorar a qualidade de vida do colaborador”, informa Medeiros.

Durante o ano passado, o projeto ofereceu atividades físicas (musculação, yoga, ginástica), aulas de gastronomia, encontros para degustação e harmonização de vinhos e alimentos e aulas de surf. Medeiros explica que essas atividades foram oferecidas de acordo com as demandas apresentadas pelos colaboradores. “Tínhamos pensado em benefícios como plano de saúde e previdência privada, mas, para eles, o equilíbrio, com atividades pós-horário de trabalho, era mais importante. Outro dado importante: uma das reivindicações deles era: estacionamento para as bicicletas. A lição que fica é de que os benefícios devem ser oferecidos a partir da demonstração de demandas dos colaboradores. Eles precisam ser ouvidos”, afirma.

Mais informações sobre a ABRH-SC e o Prêmio Ser Humano SC no www.abrhsc.org.br.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA