São Bento - O lançamento do Projeto de Orientação Profissional 2012 ocorre no dia 03 de abril, mas os trabalhos nas unidades escolares já iniciaram. Durante a semana, estudantes do 9º ano do ensino fundamental receberam explicações sobre o projeto, cujo objetivo é despertar no aluno a busca por informações do mercado de trabalho, provocar reflexões sobre as demandas existentes para atuação profissional e trabalhar o autoconhecimento.
Segundo a secretária de Educação, Salete Spitzner, o projeto atende a lei nº 2382 de 19/08/2009, onde a secretaria conta com a parceria da Universidade do Contestado – Campus Mafra, que disponibiliza uma estagiária do curso de Psicologia para trabalhar com os alunos. “Todas as atividades são acompanhadas também pela Especialista em Assuntos Educacionais da escola atendida e pela secretaria de Educação”, explica.
Dinâmicas de grupo, palestras e visita em instituições de ensino profissionalizante e de graduação superior são algumas das atividades desenvolvidas. No primeiro semestre estarão participando do Projeto as escolas EBM Emílio Engel, EBM Dalmir Pedro Cubas, EBM Presidente Castelo Branco, EBM Professor Newton Mendes, EBM Prefeito Hernique Schwarz, EBM Cel. Osny Vasconcellos, EBM Professora Lúcia Tschoeke e EBM Sophia Schwedler. Para o 2º semestre serão atendidas as outras 9 escolas com frequência de estudantes do 9º ano do ensino fundamental.
“A adesão ao Projeto para os estudantes é voluntária, ocorrendo em contraturno escolar, mas é muito importante a participação de todos, pois é uma oportunidade de conhecerem as profissões e terem noção de suas habilidades e competências”, finaliza Salete.