Moradias serão edificadas no bairro Centenário, onde o governo prepara a construção do Loteamento Santa Fé
São Bento – Inicia “ainda neste ano” – conforme a Assessoria de Imprensa da prefeitura – a construção de mais 178 casas populares em São Bento do Sul. Desta vez as moradias serão edificadas no bairro Centenário, onde a prefeitura prepara a construção do Loteamento Santa Fé, às margens da rua Alberto Torres. A assinatura do convênio com o Banco do Brasil, que será a instituição do governo federal a liberar os recursos diretamente aos mutuários, aconteceu nesta semana – na terça-feira, no gabinete do prefeito Magno Bollmann. Durante a assinatura, o diretor-presidente da Emhab, Henelito Weiss, informou que “nos próximos dias” inicia a terraplanagem do terreno que receberá as futuras moradias. “Estamos finalizando o edital de contratação da empresa”, informou. Esta etapa de terraplanagem deve custar R$ 220 mil. Após, será feito o trabalho de drenagem, instalação de rede de esgoto e de iluminação pública. Para o prefeito Magno, “é mais uma conquista para a comunidade”. Ele destacou: “Corremos atrás destes benefícios para a nossa comunidade e vamos iniciar a construção de mais este loteamento”.
CHAMAMENTO PÚBLICO
Pelo convênio, as famílias farão a contratação da construção diretamente junto ao Banco do Brasil, recebendo subsídios do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”. Pelo convênio, a prefeitura fará um chamamento público às empreiteiras interessadas em construir as moradias, a exemplo de trabalho já desenvolvido no Loteamento Alpestre, no bairro Lençol, onde foram construídas 338 casas em parceria semelhante. Cada casa terá cinquenta metros quadrados e custará R$ 52 mil, incluindo o valor do terreno, que terá 187 metros quadrados. “Além do acesso, todas as ruas do loteamento já terão calçamento quando da inauguração das casas”, destacou Henelito. Já o acesso via Alberto Torres será totalmente pavimentado ao longo de seus 1,2 mil metros até a entrada do loteamento. Uma área institucional também já foi reservada para a construção futura de uma creche no local.
QUANTAS
De 2009 até o momento, já foram construídas quatrocentas e quarenta casas através da Emhab ou em parceria com o governo federal. Destas, trinta e três foram através do Kit Casa da Emhab, 338 no Loteamento Alpestre, 35 no Loteamento Prímio e outras 34 através do Kit Caixa. Conforme Henelito Weiss, está projetado o início de construção de outras 553 moradias até o final do ano. “São processos que estão bem encaminhados, como é o caso do Loteamento Santa Fé e do Loteamento Boa Esperança, que receberá casas do FNIHS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social)”, explica o presidente da Emhab.