Florianópolis - Nesta quarta-feira, dia 28, às 15 horas, será realizado em Florianópolis o Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego no Brasil. O ato, na Praça Tancredo Neves (em frente à Assembleia Legislativa), terá caravanas de diversas regiões do Estado e reunirá trabalhadores e empresários. O objetivo é chamar a atenção para a perda de competitividade da indústria brasileira, que está provocando a chamada desindustrialização: transferência do processo produtivo para outros países, onde os custos são mais baixos.
O evento, que faz parte de uma mobilização nacional, foi realizado nesta semana em Porto Alegre, e, nos dias 3 e 4 de abril, o ato será realizado nas capitais paranaense e paulista, respectivamente.
Em Santa Catarina, o movimento é liderado por entidades como a Força Sindical, Nova Central Sindical, Federação das Indústrias (FIESC) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq).
Após a manifestação, representantes do movimento entregarão ao presidente da Alesc, Gelson Merisio, e a um representante do governo do Estado um documento oficial com propostas para fortalecer o setor industrial no País defendendo reformas estruturais para a competitividade.