Joinville - A Prefeitura de Joinville disponibiliza aos cidadãos a Ouvidoria On-Line, um serviço que pode ser facilmente acessado pelo site oficial www.joinville.sc.gov.br, no link Ouvidoria, no lado direito logo abaixo do Portal da Transparência. A eficiência do serviço on-line ainda é pouco utilizada pela população de Joinville, que desconhece todas as vantagens que a ferramenta possui.
Segundo a coordenadora da Ouvidoria, Márcia Romana, diariamente, são atendidas aproximadamente 150 ocorrências. A maior parte das solicitações é feita através do telefone 156, mas o principal objetivo é criar o hábito de que os usuários recorram também ao serviço pela internet.
O cadastro feito é simples e requer do solicitante os dados pessoais e endereço. A resposta do órgão ou secretaria o qual o usuário encaminha a solicitação deve ser acessado diretamente no site, através do login (que é o CPF do solicitante) e senha. A coordenadora ressalta que todos os dados devem ser preenchidos de forma clara e objetiva.
As vantagens do acesso on-line, conforme Márcia, são grandes. “Não há necessidade de espera para o cadastro e é possível acompanhar todo o processo”, salienta. O encaminhamento das solicitações é feito imediatamente pela Ouvidoria, ou seja, o serviço é tão rápido e eficiente quanto o contato telefônico.
Cada atendimento telefônico demora, pelo menos, cinco minutos - o que ocupa as linhas disponíveis na central e muitas vezes, dificulta o atendimento ao público.
Já com a utilização da Ouvidoria On-line, o usuário pode redigir do seu próprio texto e o serviço está acessível 24 horas por dia no site da Prefeitura.
Das 2.200 ocorrências registradas no mês de fevereiro deste ano, 1.825 foram feitas através do telefone e apenas 375 foram cadastras no serviço on-line. Márcia reforça que a maior parte dos processos estão relacionados à iluminação, conservação das vias públicas e alvarás – assuntos referentes à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). “Essas solicitações podem perfeitamente ser feitas através do site”, afirma.