Execução acontece em parceria com a Astran
São Bento – Uma oportunidade para o estudante obter mais informações e transformá-las em conhecimentos que serão úteis à formação humana e cidadã. Assim é definido o Projeto de Educação Complementar 2012. Para explicar o andamento do projeto, o qual é executado em parceria com a Associação de Transporte do Norte Catarinense (Astran), encontro entre pais, alunos e convidados foi realizado, na segunda-feira à noite, na EBM Adélia Lutz. Segundo a diretora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Adriana Piekarski, o programa surgiu de troca de ideias entre a secretaria e a Astran – abrangendo alunos dos 7ºs anos das escolas municipais. “Em 2011 fomos procurados pela Astran para desenvolver o projeto, cujo trabalho foi minucioso, pensando, exclusivamente, nos duzentos e nove alunos que participarão das atividades”, explicou.
Presente ao evento, o prefeito Magno Bollmann destacou a parceria entre a administração municipal e entidades na busca por programas que visam o desenvolvimento da pessoa. “Tenho certeza que este projeto, que é inédito, vai resgatar muitos valores que atualmente estão perdidos, pois os temas escolhidos envolvem toda a comunidade”, disse. O coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Astran, Boanerges Carneiro Júnior, destacou que “todo trabalho foi elaborado pensando em vocês”, referindo-se aos alunos. As aulas serão ministradas por uma professora, com acompanhamento pedagógico da Secretaria de Educação, a qual trabalhará os temas Empreendedorismo, Ética e Cidadania, Planejamento Financeiro e Meio Ambiente.
Além de estudos em sala de aula, os alunos terão à disposição aulas na sala informatizada, auditório e estudos de campo. Os encontros serão semanais nas EBMs Baselisse Virmond e Hercílio Malinowsky, e quinzenais nas EBMs Adélia Lutz, Rodolfo Berti, Maria Waltrudes, Denise Harms e Alexandre Pfeiffer. Na segunda-feira pela manhã, alunos da EBM Alexandre Pfeiffer foram os primeiros a trabalhar os temas do projeto. Mochila contendo quatro cartilhas do projeto, caderno, lápis e borracha, e uniforme são disponibilizados aos alunos. Além de manter o estudante o dia todo na escola, o projeto oferece outros benefícios, como transporte e alimentação.
SOPHIA SCHWEDLER
O prefeito Magno Bollmann assinou a ordem de serviço para ampliação e reforma da Escola Básica Municipal Sophia Schwedler, no bairro Mato Preto – as obras iniciam já na semana passada. Serão investidos R$ 301.279,22, contemplando reforma nos banheiros, troca de piso e forro nas salas de aula, acessibilidade em toda a escola, com instalação de rampa, e reforma no ginásio. O término dos trabalhos está previsto para quatro meses. “Sempre destaco que quando o assunto é Educação não poupamos nossos esforços. Isso pode ser observado na quantidade de obras que foram e estão sendo executadas nas escolas”, disse o prefeito Magno.