Rio Negrinho - No dia 29 de março, próxima quinta-feira, acontecerá em Rio Negrinho o primeiro Seminário de Agricultura. Aproximadamente cem agricultores participarão deste evento que acontecerá na Sociedade Musical. Diversas palestras e um delicioso almoço serão oferecidos aos participantes.
Segundo a chefa de extensão rural, Núbia Lafaiette, quatro palestras importantes serão ministradas durante o dia: a primeira será de controle biológico, por Deoclécio Pacheco, engenheiro agrônomo. Vai abordar a técnica que utiliza meios naturais para diminuir a população de organismos considerados pragas.
A segunda palestra será de agroecologia ministrada por Fabio Anderson que é professor no assunto. Consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.
Em seguida será a de cooperativismo por Wilson Kuiawa, administrador da Cooarpa e presidente da Cooper Catarina, que é um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação se baseia na participação dos associados e nas atividades econômicas.
A última palestra do dia será sobre Crédito Rural que abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização. As suas regras, finalidades e condições estão estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil. Essas normas são seguidas por todos os agentes que compõem o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como bancos e cooperativas de crédito, que será apresentada por Mario Sérgio Borges, gerente geral do Banco do Brasil.